terça-feira, 4 de maio de 2021

Nana Mouskouri: Volver volver

  •  Nana Mouskouri
  •                     13 de Outubro de 1934, (86 anos)
  • Uma das cantoras com maior vendagem de discos de toda a história da música, com mais de 500 milhões de discos 

 

Nascida Ioánna Mouskouri e conhecida como Nana, é uma cantora nascida em Creta, Grécia. Estabeleceu-se com sua família em Atenas, onde seu pai trabalhava como projecionista em cinema. Nesta época, bastante jovem, começou seu amor pelas artes, principalmente pela música. Ela gravou músicas em muitas línguas, incluindo grego, inglês, francês, espanhol, alemão, português e italiano, entre outras. 


A sua família viveu em Chania, Creta, enquanto o seu pai trabalhou como projecionista num cinema local. Sua mãe trabalhou no mesmo cinema. Quando Nana completou três anos, a sua família mudou-se para Atenas. A família trabalhou duro para mandar Nana e sua irmã mais velha, Jenny, para o famoso Conservatório de Atenas. Nana demonstrou possuir um talento musical excepcional aos 6 anos de idade, apesar de sua irmã ter parecido a mais talentosa das duas. Na verdade, Nana possui uma corda vocal mais grossa do que a outra, o que contribuiu para sua voz única, seja cantando ou falando.

No inicio dos anos 60, mudou-se para a França, onde gravou varias canções em grego, francês, inglês e italiano, com muitos elogios da crítica especializada. Também atuou ao lado de nomes como Quincy Jones, Miles Davis, Louis Armstrong, Edith Piaf e Charles Aznavour. Nos anos 70, intensificou suas apresentações em todo o mundo enquanto se tornava cada vez mais popular na França e continuou gravando as canções também em alemão, inglês, italiano e japonês, cativando os fãs em todo o mundo.  Seu maior êxito foi quando adaptou o Coro Dos Hebreus, da Ópera Nabuco, em Canção para a Liberdade.

Um comentário: