quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina, um milagre na Medicina.

 

       

 Dr Glaciomar  Machado 

Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

 


Charles Herbert Best, CBE (18991978) foi um fisiologista canadense. Foi figura de destaque nas pesquisas sobre sangue e diabetes, assistente de Frederick Grant Banting na descoberta da insulina, em 1921

Sir Frederick Grant Banting (1891-1941) Photograph by Granger

Frederick Grant Banting  nasceu em 14 de novembro de 1891, em Alliston, Ontário-Canada. O ensino secundário foi em  escola pública de Alliston

 

 

Enviado pelo Dr Glaciomar  Machado 



Em 1922, cientistas da Universidade de Toronto, Canadá🇨🇦, foram para uma enfermaria de hospital com crianças diabéticas, a maioria delas em coma e morrendo de cetoacidose (alto nível de glicose no sangue). A sala estava cheia de pais sentados à beira do leito esperando a morte inevitável de seus filhos. A diabetes era combatida apenas através de uma rigorosa dieta que acabava levando os pacientes à subnutrição crônica.

Os cientistas foram de cama em cama e injetaram nas crianças o novo extrato purificado - insulina. Quando eles aplicavam na última criança em coma, a primeira criança injetada começou a despertar. Então, uma por uma, todas as crianças acordaram de seus comas diabéticos. Uma sala de morte e tristeza, tornou-se um lugar de alegria e esperança. Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. 

 

Perfil: Dr. Glaciomar Machado

Nasceu em 31 de dezembro de 1939 em Teófilo Otoni (MG).

Filho de Aymoré Olive e Nair Machado.

Graduou-se na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1966, onde ocupou a posição de Professor de Gastroenterologia e Chefe do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário. Visiting Professor das Universidades de Oslo, Miami e Southern California. Fundador e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva Nair Machado, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Doutor em Medicina pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

Considerado um dos pioneiros mundiais da moderna endoscopia digestiva, tendo, inclusive, concebido novas técnicas endoscópicas, como a Coledocoduodenostomia Endoscópica Peroral e a Eletrossecção de Estenoses Esofagianas Benignas em Anel, hoje adotadas em todo o mundo. Introduziu a papilotomia endoscópica na América Latina, em 1975, entre outros métodos inovadores.

Em 1976, fundou a Revista Brasileira de Endoscopia Digestiva, sendo seu editor-responsável durante 10 anos.

Membro Titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral, da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No exterior, participa de Sociedades na Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Uruguai e Estados Unidos (ASGE). Entre 1998 e 2002, foi Presidente da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva.

3 comentários:

  1. Obrigada, por compartilhar tanto conhecimento, com um conhecimento maravilhoso..🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, por compartilhar tanto conhecimento, com um conhecimento maravilhoso..🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, por compartilhar tanto conhecimento, com um conhecimento maravilhoso..🙏🙏🙏

    ResponderExcluir