quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Uma vacina ideal e discutida por quem de direito e tem o saber.

 

Dia Nacional da Vacinação conscientiza sobre importância da imunização -  PEBMED

Uma vacina ideal e discutida por quem de direito e tem o saber.

Mais uma vez o vírus causador da doença COVID 19,   o SARS-CoV-2,  está deixando o país em polvorosa . Como na fase inicial  em busca de uma droga eficaz que não existe, a vacina é a cereja da vez . 

Os interesses políticos eleitoreiros tomaram a dianteira e  os representantes de cada agremiação, de cada  força política,  disparam para todos os lados à procura de alvos em todo o território nacional ,  atingem em cheio os seus seguidores e conseguem os seus objetivos, fatiar o país em diversos segmentos.  Direita e esquerda, pobres e ricos,  pretos e brancos , feios e bonitos, patrões e empregados, hetero e homossexuais,  mulheres e homens, civis e militares, funcionários públicos e privados e outras divisões num verdadeiro apartheid, o importante  é estraçalhar a nação em várias  tribos, é dividir o país em castas, é  semear o ódio e a discórdia nos  brasileiros.

 

Direto ao assunto Vacina

1-Quem seria capaz de levantar a voz contra um projeto de vacinação nacional em massa?

2-Quem de sã consciência  poderia levantar uma bandeira e ser a favor da não vacinação?

3-Quem de posse de uma vacina legítima, estruturada, aprovada e que realize a sua finalidade   poderia se recusar a recebe-la como um imunizante?

                                                   Como resolver  este  impasse?

Para resolver este impasse,  a solução é tornar a  contenda transparente e democrática, o mais plausível e talvez a única atitude  é aplicar as seguintes propriedades.

1-Afastar os políticos do foco principal e do comando do programa de vacinação.

2-Convocar uma comissão multiprofissional e multidisciplinar  constituída de cientistas e pesquisadores  em vacina,  médicos imunologistas, geriatras, pediatras, geneticistas , infectologistas e  epidemiologistas  ,  convocar os estudiosos da farmacologia , da  economia, da politica, da logística e dos problemas  sociais.

                                                       Como atuariam

1-Cada profissional faria um estudo pertinente à sua área  de atuação , compartilhariam em plenária num longo debate , discutiriam o que é uma vacina , suas variedades, a eficácia , os efeitos adversos,  os custos de produção, a seriedade das suas origens,    os valores por cada aplicação e  as prioridades .  Depois de  analisadas todas as variantes sociais, a responsabilidade política e administrativa , este grupo teria uma conclusão benéfica   em todas as áreas, totalmente  isentas de viés politico eleitoreiro.  

2-De posse de um parecer verdadeiro, como foi realizado no inicio da Pandemia , quando o ministro da Saúde e sua equipe,  durante 2 horas apresentavam à população todos os detalhes , inclusive orientando  a só procurar socorro médico quando estivesse com falta de ar,  tosse , febre  e ficando roxo.  Este seleto grupo,  formado para discutir pormenorizadamente a vacina, apresentaria todas as tardes, durante um certo período,  tudo que foi discutido sobre esta etapa da Pandemia, mostrando  cada vacina , a responsabilidade  pela indicação , a aprovação pelos setores competentes, a  ANVISA,  os custos, as prioridades , a  logística  , os detalhes epidemiológicos e sociais.   Com este modus opetrandi os  PORQUÊS de todos os porquês seriam dirimidos por este grupo.

                                                                Pergunta e comentário

1-Quem é contra as vacinas da Pólio, Varíola, Sarampo, Tétano, Coqueluche e outras de suma importância que salvaram vidas  e toda a humanidade?

Estas vacinas  foram desenvolvidas  pelos cientistas no viés saúde , notadamente na  imunologia, na infectologia,  epidemiologia e na medicina social.

A doença Covid19 não escolhe naturalidade, idade, raça, sexo, nível social, religião, nível cultural, econômico ou ideologia  política.

A doença é Universal, o que leva ser a vacinação também universal, o inimigo é comum a todos os povos, o não controle poderá criar focos em determinadas regiões , provocar o isolamentos de certos povos e aumentar o distanciamento entre as nações , o mundo tem que seguir os mesmos ditames. As nações ricas e desenvolvidas têm como obrigação providenciar fundos para a  vacinação dos povos mais pobres, caso não tenham esta atitude,  jamais o homem poderá frear esta PANDEMIA,  cujo causador, O COVID19,  continuará em eternas mutações a se alastrar pelo mundo.

                                        Perguntas descabidas e desnecessárias

1-Você concorda com esta Vacina?

2-Terá vacina?

3-O senhor confia nestas vacinas?

4-Você tomará esta vacina?

                                                                         A Solução

A solução deste dilema está com este grupo de estudiosos. Os seus componentes , isentos de ideologia política, de interesses econômicos definirão o que fazer, responderão os porquês de cada  vacina , os porquês da vacinação e todos os seus detalhes.

Cabe ao povo exigir, que este dilema Vacina,  seja decidido por quem entende da matéria,  que os políticos se afastem e esperem a decisão das diretrizes elaboradas por este grupo.

Este é o pensamento de toda a população,  que espera confiante pelo fim deste dilema mais politico do que científico . A população   espera pelo dia de arregaçar as mangas da camisa para tomar a tão importante e salvadora Vacina.

Que os cientistas tomem a dianteira

 

                                                         Iderval Reginaldo Tenório

                                                                           Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário