quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Nem se despediu de mim-Coral e Maestro Carlos Veiga

Um capítulo sobre as parcerias do Rei Luiz Gonzaga do Nascimento 

Neste diapasão Publicarei uma bela música do João Silva com o Coral do Maestro Carlos Veiga.  

 

                                           NEM SE DESPEDIU DE MIM

                                                                      do Mestre João Silva.

 

Quando jovem na minha Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará,   nos meados de 1970/ 1972 , era comum me deparar com o Rei do Baião Luiz Gonzaga do Nascimento e com o Patativa do Assaré, não sabia o quanto seria importante para a minha trajetória de vida aqueles encontros , não compreendia o valor destas duas lendas do nosso Nordeste, estava Eu com 16 anos de idade. Pasmem o leitor ,   depois fui bater de frente, em  frente e fiquei cara a cara com o maior fenômeno da Música Nordestina - O João Leocádio da Silva, o monstro  Mestre João Silva, o mais cantado compositor do Rei Luiz Gonzaga , aquele que cantou até o seu ultimo show em 1989, Nem se despediu de mim e viva meu Padim, conheçam este pernambucano de Fé.

 Naquela época vivia entre Juazeiro do Norte, Crato, Exu, Bodocó e a minha Serra do Araripe, onde nasci, exatamente no reduto destes dois monstros da cultura brasileira, que mesmo sendo  estes monstros perambulavam pelas plagas do Cariri e da Chapada do Araripe. 

Fui e sou um privilegiado, nasci na velha chapada, estudei em Juazeiro do Norte, a terra do Padre Cícero, no colégio Salesiano , migrei para Salvador onde estudei na Escola de Medicina, UFBA,  fundada por D.João VI em 1808, fui e sou um privilegiado, voltando ao assunto titular, Luiz e os seus parceiros

 

Muitos foram os seus parceiros, seis  tiveram grandes destaques 

1-Humberto  Cavalcanti Teixeira  (Iguatu, 5 de janeiro de 1915 — Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1979)  cearense  do Iguatu, um advogado que  virou deputado Federal , porém por sua cultura invejável  juntou-se ao Rei no Rio de Janeiro , apoiados pelos estudantes cearenses que moravam numa republica  sob a tutela do Fortalezense  Armando Falcão, os  dois inventaram  o Baião.

É do Humberto  ASA BRANCA- ADEUS MARIA FULÔ, ASSUM PRETO, BAIÃO, BAIÃO DE DOIS, CARIRI, DEZESSETE LEGUAS E MEIA, DONA DOS TEUS OLHOS, FOGO PAGÔ  e outros sucessos, foi  o Humberto que em 1945 explodiu com o Rei do  Baião.

 

2-O segundo foi o médico José de Sousa Dantas Filho, ZÉ DANTAS  (Carnaiba, 27 de fevereiro de 1921 -Rio de Janeiro , 11 de março de 1962)  Pernambucano de Carnaiba, autor de "Forró de Mané Vito","Acauã", "Vem morena", "A volta da asa branca", "Forró de ´Mané Vito", Samarica parteira” e outra dezena de sucessos.

O Zé Dantas mesmo com a sua intelectualidade nunca deixou o seu sertão, do Rio de Janeiro onde exerceu a ginecologia foi sublime na Volta da Asa Branca quando das chegadas das chuvas , trazendo de volta o sertanejo ao seu torrão tal qual a Asa Branca , foi  primordial em Samarica Parteira, ao relatar o nascimento de mais um barrigudinho  nos confins das terras secas, dois clássicos do velho Luiz

 

3-O terceiro foi  o João  Leocádio da  Silva, O Mestre João Silva  (Arcoverde-Pernambuco, 16 de agosto de 1935— Recife-Pernambuco, 6 de dezembro de 2013), este é pernambucano de Arcoverde , foi o homem que  conseguiu jogar o Rei na mídia de 1970 até o ano da sua morte , 1989, homem simples de uma sabedoria e expertise musical fora do comum, foi com este compositor que o Luiz vendeu 6 milhões de cópias de LPs e Cds e o jogou no mundo universitário, no mundo jovem,  com músicas alegres e dançantes , provavelmente o mais importante compositor  para o Rei nos últimos  20 anos, recuperando toda a sua economia e cartaz.

  Enquanto o Humberto e o Zé o  imortalizaram com as músicas históricas  que documentavam o sofrimento  e o êxodo do nordestino, o  mestre João Silva  com as suas cantigas alegres, dançantes e com letras modernas  conseguiu que o Rei alavancasse  o seu reinado em todo o Brasil e em todos os níveis sociais , pois além de compositor foi parceiro de palco, de estradas, de férias, de intrigas, de  compromissos, de segredos  e de convivência diária, era carne e osso, unha e carne como se diz aqui na minha terra , o mestre João Silva era tudo para o seu parceiro, sabia de tudo e era o interlocutor  com dona Helena, era quem contava para a esposa do Rei os segredos dos grandes Shows e das suas andanças.

    As suas músicas  incendiaram e incendeiam o Brasil todos os anos de janeiro a dezembro,  independente da epoca, o mestre  João é atualíssimo . Quem  nunca cantou, dançou, canta ou dança   "Danado de Bom", "Nem se despediu de mim", "Forró  de Ouricuri", " Pagode  Russo", "Arcoverde  meu amor"  " De fiá pavi”  “Viva meu Padim” “ Pra não morrer de tristeza” “Forro tá é Aqui” “ Chililique” “Toque Safoneiro” “Uma pra mim, Uma Pra tu” “Capim Mimoso” “ Meu Araripe” "RODOVIA  ASA BRANCA" e mais de 160 outros sucessos. 

Noutra postagem falarei mais do Mestre João Silva, mostrarei  que  mais  de uma centena de artistas vivem das suas músicas ao cantar o Rei Luiz Gonzaga , do Raymundo Fagner à Núbia Lafayete.

 

4-José Marcolino Alves, Zé Marcolino, Sumé, 28 de junho de 1930 — Carnaíba, 20 de setembro de 1987- Paraibano  de Sumé,  é  autor de centenas de músicas , Cacimba Nova, Numa Sala De Reboco, Cantiga do Vem-Vem, Fogo sem Fuzil,Quero Chá,  Cacimba Nova, Numa Sala De Reboco, Cantiga do Vem-Vem, Fogo sem Fuzil,Quero Chá, Sertão de aço, Serrote Agudo, Pássaro Carão, Matuto Aperriado, A Dança de Nicodemos, No Piancó, Pedido a São João, Caboclo Nordestino, De Olho no Candeeiro Boca de Caieira Eu e Meu Fole, Projeto Asa Branca, Bota Severina Pra Moer Obrigado meu Deus . 

Quem nuca dançou a Sala de |Reboco, Quero Chá, Pássoro Carão, Cacimba nova e todos os sucessos do Marcolino, foi um monstro consagrado, veio para  Rio de janeiro fazer morada, porém não aguentou o vai e vem dos carros, dos trens e dos bondes, pediu liçença a seu Luiz e como a Asa Branca voltou para a sua terra quando escreveu  PROJETO ASA BRANCA . 

Veja que o Humberto compôs  ASA BRANCA, o Zé  Dantas compôs   A VOLTA VDA ASA BRANCA, o  mestre João Silva a ESTRADA ASA BRANCA , que liga o |Crato ao Exu, o o Zé Marcolino fechou o ciclo com  PROJETO ASA BRANCA  , foi este projeto que o Marcos Maciel levou a água para a nossa  sofrida Serrinha do Araripe.

5-Onildo Almeida,  Onildo Almeida (Caruaru, Pe, 13 de agosto de 1928) hoje com  92 anos de idade, autor de sucessos como A Feira de Caruaru, ABC do Amor, Amor pra Te Dar, Assim Nasceu o Xaxado, Carne de Sol, É Amor é Saudade, E Tará Rá Rá, Gírias do Norte, História de Lampião, Lamento, Marinheiro,Matuto, Meu Beija Flor, Minha Açucena, Morena Bela, No Dia dos Namorados Saudade de Você, Se a Polícia Chegar, Se Casamento Fosse Bom, Sem Você. Siriri, Sirirá.  Siu Siu Siu, Tá com Raiva de Mim,Vitalino.  Este é um intelectual, radialista , vem de uma família  abonada de Caruaru, virou homem de negócio, publicitário, dono de Rádio, de Lojas e grande Radialista do país.


6-O sexto ,  o Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré ,CE 05 de março de 1909 — Assaré, 08de julho de 2002), POETA, CANTOR, COMPOSITOR, IMPROVISADOR E  REPENTISTA) . 

 É de sua lavra a segunda mais importante música do Luiz Gonzaga “ A TRISTE PARTIDA”.   Nela o Patativa conta o êxodo rural e a revoada do Nordestino para o Sul para não morrer de fome, este fato contarei noutro capítulo, veja que todos falam do pássaro  Asa Branca, o símbolo do Nordestino, eu sou uma ASA BRANCA escapando na Bahia.

Muitos foram os parceiros do Rei, agora o  maior destaque deste mortal é para o mestre João Silva , este conseguiu convencer o Luiz Gonzaga a voltar aos palcos e reconquistar o seu trono na década de 70  ,  nesta época o baião  foi abandonado e deu lugar à joven guarda, Caetano, Gil, Fagner, Geraldo Azevedo, Alceu Valença , Ramalho, Belchior, Ednardo, Gonzaguinhas e outros  ,    com ele  foi também o seu astro maior, o Rei Luiz, que fincou morada na Chapada do Araripe.    O mestre João Silva magistralmente conseguiu soerguer o homem  do Exu, o afilhado do Padre Cícero Romão Batista , o  filho de dona Santana e do velho Januário dos oito baixos ,  depois contarei este episódio com mais detalhes. 

 

Este ano foi realizado mais um Festival João Silva, o FESTIVAL DANADO DE BOM .

 Aos poucos vou divulgar alguns vídeos deste mega evento do qual participei por ser um mero e reles conhecedor das coisas do Nordeste, hoje publicarei do mestre João Silva com o Coral e Maestro Carlos Veiga -Nem se despediu de mim.

 Noutros capítulos contarei mais sobre a parceria   Luiz e o mestre  João Silva, o autor do samba apracatado "Pra não Morrer de Tristeza".

Abraços 

Iderval Reginaldo Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário