segunda-feira, 22 de junho de 2020

O ENEM É DEMOCRÁTICO ?

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ESTUDANTE POBRE VIRA MANCHETE

O ENEM,  AS SUAS CONTROVÉRSIAS E O BRASIL DO AMANHÃ.


                              O ENEM É DEMOCRÁTICO?
  • Inicio  com as seguintes indagações :
  •  É justo o ENEM com os jovens e as famílias de baixa renda?
  • É  um programa  democrático?


É sabido que o Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso, ano 1998, adotou uma metodologia  para a avaliar a qualidade e a eficácia do ensino médio no país, era ministro da educação o Dr. Paulo Renato  Souza.  No segundo governo Luiz Inácio da Silva, ano  2008, o ministro Fernando Haddad introduziu um novo modelo de prova para o Enem com a proposta de unificar o concurso vestibular das Universidades Federais Brasileiras. 


O Enem, que era usado para avaliar os estudantes do ensino médio e adquirir dados para melhorá-lo,  começou em 2009 a servir para o ingresso no ensino superior  ganhando uma roupagem de vestibular, tornando desnecessário o jovem pagar várias taxas de vestibular e viajar o país para ter acesso a instituições de ensino superior, uma medida premeditada  com o intuito de abrir milhares de Faculdades Particulares de qualidade duvidosa  em todo o território nacional, deixando no abandono a eficácia do ensino médio , que é a base  preparatória para o  futuro da  vida  profissional.


Foi a canetada do Presidente Luiz Inácio da Silva que transformou o ENEM, literalmente, num  programa de exclusão social  nas grandes áreas de atuação do país, direcionando os jovens da população  menos privilegiada  a cursarem áreas menos valorizadas,   condenando-os a dívidas escorchantes por intermédio do  PROUNI  e do FIES por muitos anos,  deixando para os melhores jovens classificados  o Sistema de Seleção Unificada, o SISU,  para ingressarem nas Universidades Públicas de Qualidade, isto é,  para os jovens mais preparados, uma vez que a prova do ENEM é única, universal, linear e os mais bem avaliados escolhem os melhores cursos, nas melhores Universidades Publicas e na região que lhes convier, indubitavelmente estes alunos são oriundos das melhores escolas do curso  médio do país .  


O ENEM que foi idealizado para  melhorar o curso básico, fundamental e médio do país, com a modificação em 2008/2009 foi transformado no segredo da porta de entrada das melhores Universidades Públicas ,  escolas gratuitas para os alunos  oriundos  das Escolas Particulares do ensino médio do país, primordialmente  para a população  média e alta  que pode custear as altas  mensalidades da rede preparatória privada  pré  ENEM  ,  reforçando a sua camuflada propriedade de exclusão Social.  


 Como consequência, apenas os jovens predestinados, esforçados, altamente  inteligentes das classes menos privilegiadas ,  sem apoio psicológico e que,     mesmo com a Escola Pública preparatória de péssima qualidade, porém por vontade própria, incentivo dos pais, dos professores e a certeza que só a  Educação é capaz de tirá-los  do fosso no qual  se encontram  conseguem romper a blindagem desta grossa  e alta barreira , que  é disputar e conquistar  uma vaga nas grandes Universidades Públicas  , evento este que significa o primeiro degrau para ascensão cultural de toda a  família ,  motivo de orgulho  e  exemplo para todos  da comunidade, principalmente para os jovens. Ficou tão raro este acontecimento  que, quando um jovem da rede pública entra num curso de expressão de uma Universidade Pública de Qualidade   como Medicina, Direito e  Engenharia  nas diversas vertentes,  são manchetes de jornais  e peça de publicidade utilizada pelos gestores Públicos. Em vez de ser regra o pobre frequentar boas escolas e bons cursos, virou exceção , virou quase que um milagre e merece ser comemorado como se fosse um  fenômeno extra natural, isto é vergonhoso para qualquer nação.


Um jovem que dorme e come bem, que tem tudo ou  quase tudo que precisa,  inclusive escola preparatória  de qualidade para o  Enem  leva vantagem  sobre o jovem que dorme e come mal, que pouco ou nada tem, inclusive  o seu maior patrimônio , o seu tempo, tem que ser vendido ou alugado na flor da idade aos balcões  do comércio ou a estágios mentirosos e enganadores  para a sobrevivência , este jovem na fase principal da vida recebe de presente um verdadeiro cavalo de Tróia, noites mal dormidas, alimentos desequilibrados, escolas sucateadas e distantes , sem segurança no ir e vir , disciplinas  incompletas ,  professores desvalorizados, desrespeitados e sem incentivos.


É o ENEM justo? É Democrático? É um programa de inclusão ou de exclusão? 


Sobra para os menos avaliados, para as menores notas  o consolo do PROUNI  e do FIES, programas que lhe darão o direito a ingressarem em cursos menos concorridos nas milhares de Faculdades Particulares  pulverizadas em todo o Território Nacional  , cursos com baixas perspectivas de um  bom futuro, de ascender na escala social política e econômica,  de proporcionar o crescimento de toda a família ou comunidade, geralmente são cursos  importantes do ponto de vista social , porém não os tiram definitivamente da classe social com tanta facilidade como são os cursos de Medicina, Direito e Engenharia, os sonhos de grande parte  dos jovens oriundos dos bairros periféricos e de famílias menos abonadas.


É justo o ENEM? É o ENEM democrático? É um PROGRAMA de Inclusão ou de Exclusão?   


É aceitável, para a sociedade atual, mais de três milhões de jovens de baixa renda abandonar os estudos por total falta de condições financeira? É salutar estes mesmos jovens sem uma profissão definida perambularem por subempregos no período escolar para as suas sobrevivências? É natural para esta mesma sociedade ver jovens venderem o seu tempo por salários baixos, ver o alto grau de evasão escolar puramente por necessidades básicas? Quantos profissionais de alta qualificação, quantos seres humanos, quantos jovens estão sendo empurrados para o desânimo, para a marginalidade e para descrença no país por não poderem continuar os seus estudos? Quantos? Quantos médicos  , engenheiros  e advogados estão  hibernados na mente e nos  sonhos  de muitos  jovens  inteligentes, sonhos que    ficaram no caminho sem rumo e sem prumo ? O pior,  pode ser que continuem para o resto  da vida, isto numa sociedade igualitária e democrática  constitui  uma contravenção ou até  mesmo um crime contra a humanidade. 

A principal fase do aprendizado vai dos zero(0) aos (18)dezoito anos, ênfase dos (3)três aos (8)oito anos e super ênfase dos (12)doze aos (18)dezoito anos , é este modelo adotado por todas as nações do primeiro mundo e de todos que saíram do fosso do qual se encontravam .  Verba para a educação de qualidade com isonomia,  não é despesa, é investimento , é a principal  manobra para uma nação proporcionar uma vida com dignidade e cidadania  ao seu povo.


Com a palavra a sociedade brasileira,  os mais apaniguados, a elite política, a eclesiástica e todos os gestores públicos. 


Se o Brasil sonha com uma nação melhor para todos, que seja investido na educação independente das classes sociais, que o ensino até os dezoito anos seja realizado com isonomia para que na fase adulta todos tenham a mesma chance de competir pelo pão e pelo exercício da CIDADANIA, só com Educação de qualidade para todos os jovens, o país poderá  sair do fosso no qual se encontra.




Iderval Reginaldo Tenório

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