domingo, 30 de abril de 2017

Cantor Belchior morre aos 70 anos no Rio Grande do Sul

O BRASIL ESTÁ DE LUTO, A POESIA ESTÁ DE LUTO, A MUSICA ESTÁ DE LUTO, A FOLOSOFIA TAMBÉM ESTÁ DE LUTO, TODOS ESTAMOS DE LUTO.
Cultura
O cantor e sompositor Belchior Foto: Arquivo
Adicionar legenda


Cantor Belchior morre aos 70 anos no Rio Grande do Sul.

RIO - Um rompimento da artéria aorta foi a causa da morte de Belchior, neste domingo, em Santa Cruz (RS), segundo a delegada Raquel Schneider, que conversou com o médico do IML de Cachoeira do Sul, responsável pela necropsia em Belchior.
Mais cedo, Raquel havia afirmado acreditar que o cantor tinha tido uma morte natural.
"Esse (rompimento da artéria) deve ser o resultado que vai vir no laudo depois. Claro que também serão feitos mais alguns exames, mas em princípio foi isso", afirmou a delegada, de acordo com o "
 



O cantor e compositor cearense Belchior, de 70 anos, morreu na noite de sábado (29) em Santa Cruz do Sul (RS). A família não divulgou a causa da morte. O corpo deve ser trazido para o Ceará, onde ocorrerá o sepultamento na cidade de Sobral, onde o artista nasceu, segundo a Secretaria de Cultura do Estado. 

Cantor e compositor Belchior em retrato de 1987 (Foto: Silvio Ricardo Ribeiro/Estadão Conteúdo)
O Governo do Estado do Ceará confirmou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior" disse em nota o governador Camilo Santana. "O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil".
O traslado do corpo será feito pelo Governo do Ceará, que aguarda liberação das autoridades gaúchas. O horário ainda não foi confirmado, mas a expectativa é que o corpo seja levado ainda hoje.
A assessoria do governo disse também que o chefe da Casa Militar do Ceará, coronel da Polícia Militar Túlio Studart, entrou em contato com com o chefe da Casa Militar do RS, e que eles aguardam o resultado do laudo oficial. 


POR ONDE ANDA O MENESTREL BELCHIOR.

O Belchior  encontra-se nas nossas mentes, nos nossos cotidianos, nas nossas travessuras, nas nossas noites, nos nossos amores, nas nossas tristezas, nas alegrias e nos dissabores, o menestrel encontra-se nas nossas dúvidas , nos acertos e nas nossas realizações, o Belchior  é imortal , é um gênio             que continuará vivo , pujante e atual em cada um dos homens que possui coração , sentimentos e sonhos de dias melhores.  
 Iderval Reginaldo Tenório 
  
ONDE ANDA O BELCHIOR?
Outro dia numa palestra cultural e por ser cearense de Juazeiro do Norte, fui abordado por um grande mestre da musicalidade da Bahia,  o mestre me perguntou : Dr Iderval Tenório,  onde anda o grande Belchior?
Não tergiversei , sem titubear  e numa sutil e diplomática saraivada de perguntas ao mundo lancei as minhas certezas: Por onde anda o Beethoven, o Bach, o Paghanini , o Mozart, o Einstein , o Newton, o Tesla, o Luiz Vaz de Camões , o José de Alencar, o Machado, o John Lennon, o Luiz Lua Gonzaga, o Patativa do Assaré e outros ícones inesquecíveis como o Padre Cícero Romão Batista do Juazeiro do Norte, o João Silva , o maior parceiro do Luiz Gonzaga, por andam estes imortais?
Imediatamente respondi: mestre , como os grandes homens, os importantes ícones, os admirados mitos, os gênios , os abnegados e sem  ambições pecuniárias continuam vivos em cada ser deste planeta, o Belchior  está dentro de cada um de nós, está em nossos pensamentos, nas nossas vidas, no passado, no presente e no futuro. 
O Belchior  encontra-se nas nossas mentes, nos nossos cotidianos, nas nossas travessuras, nas nossas noites, nos nossos amores, nas nossas tristezas, nas alegrias e nos dissabores, o menestrel encontra-se nas nossas dúvidas , nos acertos e nas nossas realizações, o Belchior  é imortal , é um gênio             que continuará vivo , pujante e atual em cada um dos homens que possui coração , sentimentos e sonhos de dias melhores.   


 O Belchior está dentro de você, de mim, dentro dos nossos filhos, dos nossos pais e dos nossos amigos e de tudo que for vivo e com vida , o Belchior está aqui e cantarolei alguns fragmentos de suas pérolas imortalizadas:
Eu sou apenas um rapaz latino americano e sem  dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior...,   

 Eu me lembro muito bem do dia em que cheguei,  jovem que desce do norte pra cidade grande, os pés cansados e feridos de andar léguas tiranas.., 

Populus ,Populus, Populus meu cão, um escravo indiferente e que de presente tem migalhas sobre o chão, populus , populus meu cão......,  

 Quando havia noites , galos e quintais , eu era alegre como um Rio....., Estava mais angustiado do que um goleiro na hora do gol....,  

 Não quero lhe falar meu grande amor , das coisas que aprendi nos discos, quero ti falar como vivi e tudo  que aconteceu comigo, viver é melhor do que sonhar...Copacabana a zona norte e os cabarés da lapa onde morei, aminha história é talvez igual a sua, jovem que nasceu no norte e que no sul viveu na rua e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo e que ficou desorientado, como é comum no seu tempo , e que ficou  apaixonado e violento, como, como   você, eu sou como você....
O mestre não se conteve, gaguejou, marejou, me abraçou e disse: Tenório todos nós somos um Belchior, também marejei e continuamos a ouvir os grandes e imortais Raymundo Sodré e Bule Bule cantando e encantado o publico com :

 A MASSA 
OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH
 
 Saravá.
Iderval Reginaldo Tenório
 
Nascido em 26 de outubro de 1946, Belchior foi um dos ícones mais enigmáticos da música popular no Brasil, com mais de 40 anos de carreira. Segundo o colunista do G1, Mauro Ferreira, o cantor não tinha paradeiro certo desde 2008. 
Teve o primeiro sucesso nos anos 70 ao lado do também cearense Fagner, com a faixa "Mucuripe". Com o disco "Alucinação" (1976), lançou clássicos como as faixas "Apenas um rapaz latino-americano", "Velha roupa colorida" e "Como nossos pais", essa última que se tornou conhecida na voz da cantora Elis Regina. 

Em 2007, a família reclamou do sumiço de do artista, que abandonou a carreira; e nem mesmo seu produtor musical conseguia contato. Belchior morou em hotéis e, em um deles, chegou a deixar um carro no estacionamento ao desaparecer. 
Veja a íntegra da nota oficial do Governo do Ceará: 

"O Governo do Ceará lamenta profundamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias. Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário