domingo, 16 de agosto de 2015

O MEDICO NO BRASIL

Adicionar legenda
O MÉDICO NO BRASIL

Amigos, um dos grandes problemas do médico no Brasil  é o sistema de contratação destes profissionais para prestarem serviços à população.  Jamais os gestores públicos nas três esferas de governos tiveram qualquer preocupação com este setor, o setor  SAÚDE NA SUA PLENITUDE. 


Diz a  Constituição , que existe um percentual mínimo para cada esfera governamental .De acordo com a  Constituição Federal, os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam em ações de saúde. Para os governos estaduais, esse percentual é de 12%. No caso da União, o formato é um pouco diferente, deveria ser  10%.


Acontece que em nenhuma das esferas é este percentual aplicado, como consequência o que se vê é uma saúde precarizada, sem hospitais dignos e uma avalanche de leitos SUS fechados em todo o Brasil na Rede Credenciada, só nos últimos 03 anos foram mais de 13 mil leitos ceifados, não é comum nos municípios brasileiros os  hospitais com menos de 50  leitos estarem fechados e nas cidades de médios portes verdadeiros cemitérios hospitalares, existem os hospitais, os pacientes, os  médicos, os leitos e faltam ações governamentais , faltam as verbas que deveriam chegar para os atendimentos à população carente.


Junto a este grave  problema somam-se diversos itens que aqui destaco.


1-O profissionais quando contratados, são contratados como pessoas jurídicas ou agregados à uma Empresa  terceirizada, uma cooperativa calça curta ou por serviços temporários, o que recebem é um remendo, um reparo,  é uma bolsa , é uma ajuda de custo , um faz de conta.


2-Os Médicos são contratados precariamente , sem seguridade social, não recolhem FGTS, INSS, SEGUROS,  não contam tempo de serviços e nem tem garantia de emprego. Como sobreviverão na velhice, na doença ou como se aposentarão, todo mundo pode adoecer  e os abençoados envelhecerão .


3-Os Médicos são contratados pelos Prefeitos  e não pelas Prefeituras, não são assinados contratos concretos, contratos registrados, contratos legítimos, contratos embasados nas leis trabalhistas,  não pagam o que prometem, atrasam os proventos , acumulam ás dívidas e por bel prazer ou vontade demitem os profissionais, negam que devem e caso não sejam reeleitos,  fica o dito pelo não dito, só o Criador para os médicos reaverem os seus proventos.


4-Os Médicos não têm direito ao vale transporte e  ao vale refeição,  se por acaso adoecer  não têm direito ao atestado médico ou afastamento para tratamento e não recebem os proventos não trabalhados devido a doença.


4-Os  Hospitais ou postos das pequenas cidades propositalmente não possuem as mínimas condições de trabalho, o seu maior patrimônio é uma ambulância de terceira categoria que como formigas  fica perambulando pelas péssimas estradas brasileiras à procura de hospitais Regionais ou nas Capitais, forçando os cidadãos a pedirem  favor e ficarem refém dos caciques políticos  regionais.


Pergunto aos senhores médicos, engenheiros, professores, advogados, políticos , a todos os senhores e senhoras  brasileiras  , seria salutar, seria bom, é aconselhado mandar o seu filho atuar nestas condições? Será          que esta condição  não é um acinte a uma profissão? a um ser humano, será   que isto não é um desrespeito a quem tanto estudou e só pensa no bem?


O Mais Médico meus senhores é uma medida que foi criado com fins políticos, uma vez que o médico não tem contrato de carreira, o médico não direito a voz,  o médico não tem seguridade social, não tem direitos trabalhistas, o médico não faz parte da estatística dos trabalhadores, não tem garantia do seu emprego e pode a qualquer momento ser desligado, basta divergir do político local.



Pergunto aos Brasileiros-


PODE O POVO CONCORDAR COM ESTE  PROGRAMA?


PODE O MÉDICO BRASILEIRO SER TAXADO DE USURÁRIO, PERDULARIO E AVARENTO?


PODE O PAÍS DENEGRIR A IMAGEM  DE TÃO IMPORTANTE OFÍCIO? DE TÃO NOBRE PROFISSÃO?


PODE A FAMILIA BRASILEIRA SE CALAR E ACEITAR A PRECARIZAÇÃO DOS SEUS FILHOS?


Com a palavra o POVO.


O Problema não dinheiro , é condição de trabalho e um plano de carreira, médicos existem e dos bons, basta  uma dose de respeito.


O Médico também é cidadão.


Iderval  Reginaldo Tenório
ESCUTEM

VACA ESTRELA  E BOI FUBÁ, DE PATATIVA DO ASSARÉ COM RAYMUNDO FAGNER.


  1. Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner - YouTube

  2. www.youtube.com/watch?v=tvzzNyQhGow
  3. 26/02/2009 - Vídeo enviado por Angelo Santedicola
  4. Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...

Nenhum comentário:

Postar um comentário