quarta-feira, 21 de maio de 2014

SOU CEARENSE , MAS AMO A MINHA PARAÍBA. PARABÉNS PARAIBANOS.

Quando falo na Paraíba , sempre digo. Oh que Paraiba macha, Paraiba de grandes homens, de grandes mulheres, Paraiba deste Brasil do meu Deus.  Viva a Paraiba e os seus filhos de todos os tempos.
Paraibanos, se orgulhem deste torrão abençoado por Deus.
Iderval Reginaldo Tenório


Quando se fala em mulher macho , não é mulher masculinizada, fala-se da mulher que ficou sozinha no nordeste brasileiro no êxodo rural e no êxodo para as grandes metrópoles, principalmente Rio e São Paulo.
Quando o marido viajava para ganhar o pão e a heroína ficava com os filhos, com a roça, com os animais, com a seca , com a honra e com tudo que tinha para sustentar a família, muitos maridos não voltavam e esta mulher se enclausurava  dentro de si e se dedicava à família para sempre.
Esta mulher macho é a verdadeira mulher que todas deveriam imitar.
 A mulher da Paraíba é muito  , muito feminina.  
Tem mais , hoje não se discute as preferências sexuais do ser humano, já são favas contadas, século XXI .

O importante  é ser humano.
Iderval Reginaldo Tenório


Grandes Nomes Paraibanos na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFGC
Nomes como Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Celso Furtado, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Marinês, Pedro Américo, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, dentre outros nomes podem ser encontrados na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG através da exposição "Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado" até amanhã, quarta-feira (18).

A exposição mostra através de 30 banners a vida e a obra de nomes paraibanos que fizeram história e destacaram no campo da poesia, da literatura, da música, da política, das artes plásticas dentre outras.

As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

O projeto tem o financiamento do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, da empresa de telefonia Oi e o apoio da Oi Futuro. Dentre os seus objetivos o projeto visa possibilitar que cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários de escolas, instituições culturais e artísticas do Estado e a população como um todo conheçam nomes e obras de personagens importantes de nossa história através da realização de exposições em alguns municípios paraibanos.

A exposição que é itinerante estará na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) no Centro de Educação e Saúde da UFCG (Campus Cuité).
As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

Na exposição o visitante poderá conhecer um pouco sobre Aluízio Campos, Antônio Dias, Ariano Suassuna, Argemiro de Figueiredo, Ascendino Leite, Assis Chateaubriand, Félix Araújo, Celso Furtado, João Pedro Teixeira, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Manoel Camilo dos Santos, Marinês, Padre Ibiapina, Padre Inácio Rolim, Paulo Pontes, Pedro Américo, Pinto do Monteiro, Raimundo Asfora, Ritinha Suassuna, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, Geraldo Vandré, José Joffily, Maestro José Siqueira, Severino Cabral, Tomaz Santa Rosa e Virgínius da Gama e Melo. Cada exposição está sendo acompanhada de palestras temáticas que enfocam a importância destes nomes para a Paraíba e suas contribuições para o memorialismo, a história, a cultura, as artes etc.



ESCUTEM ESTA MUSICA, BASTA UM CLICK E CONHEÇA A OVERDOSE DE FORRÓ Aconselhado por Dr Iderval









Nenhum comentário:

Postar um comentário