domingo, 7 de abril de 2013

UM DOS GRANDES ARTISTAS BRASILEIRO-Ernesto Nazareth 20/03/1863 04/02/1934 CONHEÇAM ALGUMA COISA DESTE CIDADÃO.


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ESCUTEM AS MÚSICAS NO FIM DA MATÉRIA E VEJAM QUE O ERNESTO NAZARETH FAZ PARTE DE SUAS VIDAS,  VEJAM QUE O BRASIL TEM MUITA GENTE BOA.
SOU AVERSO  E FICO TRISTE UM BRASILEIRO UMA PESSOA ME DIZ" 

"lá nos estados unidos,  lá na frança,  lá na inglaterra e etc ,etc".  


Escuto .. olho e digo.    

AQUI NO MEU BRASIL TEM MUITA GENTE BOA E NADA DEVE AOS ESTRANGEIROS, ACHO INCLUSIVE QUE OS NOSSO SÃO MELHORES E REBATO.. 

Se eles têm os seus  betovens e os seus cinatras, nós temos os NOSSOS GONZAGAS E NOSSOS WALDIKS.


  se eles têm os seus  Shequespires , NÓS TEMOS OS NOSSOS PATATIVAS, NOSSOS  JORGES  E OS NOSSOS ADONIAS FILHOS.


Se eles têm as suas nova iorques, os seus toquios  e parises, 

NÓS TEMOS AS NOSSAS FORTALEZAS, AS NOSSAS FEIRAS DE SANTANAS.

Se eles têm as sua brigites, as suas teilos, NÓS TEMOS AS NOSSAS FLORINDAS BOLKANS, AS NOSSAS EVAS WILMAS E AS NOSSAS MARCIAS DE WINDSON.

Se ele Têm os seus jordans , NÓS TEMOS OS NOSSOS PELÉS.

Se lá eles têm os seus picassos, ranieres, davinces, NÓS CÁ TEMOS OS NOSSOS CÂNDIDOS PORTINARI DO RIO DE JANEIRO E  NOSSAS ALMIRAS REUTERS  LÁ DAS BANDAS  DOS  NANUQUES , NO ESTADO DE  MINAS GERAIS, HOJE NO MATO GROSSO.

Se  eles têm os seus santo antonios, suas joanas, suas terezas, NÓS TEMOS OS NOSSOS PADRES CÍCEROS, NOSSAS IRMÃS DULCES.

VEJAM QUE O BRASIL TEM TUDO E DO BOM. SEM DESVALORIZAR OS ESTRANGEIROS, POIS FAZEM PARTE DO BERÇO DA CIVILIZAÇÃO.

AFINAL DE CONTAS O MUNDO É O MESMO, TEM O MESMO SOL, A MESMA LUA E AS MESMAS ESTRELAS. VIVA O UNIVERSO COMO UM TODO.
ENXERGUEM MAIS O BRASIL

 Iderval Reginaldo Tenório

                                  

Ernesto Nazareth nascimento 20/03/1863 falescimento 04/02/1934

Pianista, maior compositor de tangos brasileiros e demarcador de rumos para o choro, Ernesto Nazareth nasceu no Rio de Janeiro e aprendeu piano com a mãe, que tocava valsas, modinhas e principalmente polcas em saraus e reuniões. 

Depois da morte da mãe, em 1873, continuou estudando piano, e começou a compor. Sua primeira polca, "Você Bem Sabe", composta aos 14 anos, foi editada. Mais tarde começou a freqüentar rodas de chorões, e dali tirou a originalidade rítmica que marcou sua interpretação e se refletiu em suas composições. 

Influenciado também pelo maxixe, lundu, ritmos africanos e pelos chorões, Nazareth nunca aceitou totalmente essa influência, resistindo bastante em dar denominações populares a suas composições. Músico de formação erudita, o máximo que se permitiu durante muito tempo foi classificar suas músicas como "tangos brasileiros", uma vez que o tango argentino e a polca eram as danças de salão da moda à época (década de 1880). 

Nazareth trabalhou e criou fama como pianista da sala de espera do cinema Odeon, para o qual compôs o tango "Odeon", uma de suas peças mais célebres, que ganhou uma popular transcrição para violão. Vários músicos de outros estados e países, quando visitavam o Rio de Janeiro iam ao Odeon para ouvir o seu pianista. No início da década de 20 empregou-se na Casa Carlos Gomes como demonstrador de músicas. 

Numa época ainda anterior ao rádio e com a indústria fonográfica incipiente, a única maneira de se conhecer as músicas era tocando. Sua função era tocar as partituras para que o cliente escolhesse qual levaria. Entre as partituras à venda constavam suas próprias composições. 

Segundo os biógrafos, Nazareth era muito exigente com as pessoas que iam "experimentar" suas músicas, e freqüentemente mandava o possível comprador parar a execução. Se apresentou em diversas cidades do Brasil com êxito, mas no final da década de 20 já começava a dar sinais da surdez que se intensificou no fim de sua vida. 

Os abalos que sofreu com as mortes de sua filha e da esposa contribuíram para a deterioração de seu estado mental, sendo internado em 1933, morrendo no ano seguinte. 

Uma das primeiras composições que classifica como "choro" é a famosa "Apanhei-te Cavaquinho", um clássico nas rodas de choro, tocada em diversas formações instrumentais. 

Seu repertório para piano faz parte dos programas de ensino tanto do estilo erudito quanto popular, uma vez que Nazareth foi uma figura que atuou no limite entre esses dois universos. Vários discos com sua obra foram gravados desde a sua morte, além de biografias e até um CD-Rom, com dados de sua vida e obra. 

Suas peças mais conhecidas são "Brejeiro", "Ameno Resedá", "Bambino", "Dengoso", "Travesso", "Fon Fon", "Tenebroso".



  1. Miniatura

    Ernesto Nazareth - Odeon (choro)

    Composed by Ernesto Nazareth. Recorded by Maria Teresa Madeira. Visite o


  2. Ernesto Nazareth - Brejeiro / Apanhei-te, cavaquinho (1997)

    Composed by Ernesto Nazareth and recorded by Maria T

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