sábado, 22 de dezembro de 2012

OS GRANDES ENGARRAFAMENTOS URBANOS

Ladeira do Pelourinho. 
Foto da máquina de 
Aninha Franco.
















Amigos, o que hoje mais se reclama nas grandes cidades é o tempo perdido nos engarrafamentos, tem dias que o transito trava de um jeito que até a paciência perde  a paciência.

Tenho difundido para os do meu convívio, que os engarrafamentos são planejados, são de propósitos  e  magistralmente  executados.

Explano que os engarrafamentos são de interesse dos comerciantes  de determinadas regiões, lembro  que uma rua ou avenida na qual  o transito flua com uma velocidade  maior do que 30 quilômetros  por hora não é comercialmente viável, os terrenos não têm valor comercial, as lojas não vendem, não existem bancas de revistas, cantinas, cafés, restaurantes ou quaisquer tipos de empreendimentos, fica uma avenida invisível.

Enquanto maior for o fluxo de veículo e maior a demora de sair do seu perímetro, maior o seu valor comercial, para isto , se engargalam,  se encinturam, se estreitam e se instalam  semáforos. Então resumo, todos os engarrafamentos urbanos são planejados e milimetricamente projetados. Não sendo assim, seriam  muito fáceis e lógicas as suas resoluções. 

Este artigo é apenas para mostrar aos meus leitores e às autoridades que  pelo menos 30 a 40% dos engarrafamentos serão resolvidos com simples manobras e atitudes. 

Não tenho medo de falar e de explicar para os meus amigos, que em menos de 06  meses, com aplicação dessas medidas  parte destes entraves seriam resolvidos.

MEDIDAS  E COMETÁRIOS
1-Educação do motorista- É primordial

A)Inicia-se com o aprendizado na direção . O primeiro passo para ser motorista é ter conhecimento sobre a Ética humana, o motorista  deve respeitar os princípios éticos de um povo, tem que seguir os ditames à risca. As atravessadas, as tesouras e os desvios indevidos são abomináveis  para qualquer cidadão.

B)É prioridade o estudo da logística na direção, todo o princípio da direção é embasado na LOGÍSTICA , o indivíduo que segui-la não precisa de sinais de trânsito, pois seguindo o princípio logístico  jamais cometeria infrações ao código logístico do transito. Ultrapassar pela direita, parada brusca, parar ou  estacionar em curvas e entroncamentos urbanos , parar  no meio fio das avenidas dos dois lados e outras condutas reprováveis, quase todas as curvas de ruas transversais às grande avenidas tem carros parados, estreitando o acesso.

C)Pensar que é o dono da rua e dirigir apenas para si, o motorista tem que dirigir para todos, sempre ajudando o próximo e dando agilidade na cinética da rua.

2-Compromisso dos Gestores. Tem que agir com responsabilidade  e com pontualidade.

A)Exarar regras para os motoristas e definir horários específicos para determinados tipos de veículos. Cargas e descargas, todos os estabelecimentos   deveriam orientar os seus caminhões, não poderiam transitar em determinados horários , não deveriam fechar as ruas com as suas grandes carrocerias e nem estacionarem nas ruas, servindo estas de garagens. 

B)Realizar um nova engenharia de trânsito acabando com os gargalos, com os esporões, boleando as curvas  , sincronizando os semáforos e tornando lógicos os retornos. Como exemplo em Salvador: O samba do crioulo doído defronte ao Iguatemi-Rodoviária-Detran, a  sinaleira do Macro na Paralela  com Marcos Freire, a retirada do esporão neste mesmo entroncamento, a abertura do gargalo no fim da Tancredo Neves, deságue nesta mesma avenida defronte ao Posto Petrobras  e outras modificações.

C)Exigir dos grandes empreendimentos a otimização do trânsito para não prejudicar a cidade, como exemplo mostro  as entradas do S.Salvador e as  estenoses nas saídas, parece até que não existem engenheiros nestes projetos e foram feitos sem nenhuma  preocupação e sem pensar nas conseqüências.

D)Por fim empreender  uma fiscalização com pessoal treinado, estudado e que entenda  de lógica de trânsito, não pode ser feita por pessoal desqualificado , pessoas apenas treinados, o pessoal tem que ser estudado, qualificado, treinado , ético , educado e inteligente .

Como sugestão , seria feito uma comissão compostas por médicos que entendessem  dos transito sanguíneos, motoristas de ônibus centrados, taxistas qualificados, pedestres éticos,  sociólogos , engenheiros especializados no assunto , representantes do comercio comprometido com o município e ambientalistas.

Depois de feita uma analise e executado o plano traçado, poderia a prefeitura partir para as grandes obras necessárias para uma resolução definitiva e  a longo prazo.

É a minha contribuição para o cidadão não perder o direito de ir e vir na sua cidade, ofereço aos gestores os meus conhecimentos básicos para uma confabulação. Eu disse 06 meses para melhorar o trânsito, 06 meses e poucas despesas, apenas seriam utilizadas a logística , alguns pequenos investimentos e o mínimo de mudanças. 

Ao debate e com as autoridades a solução.

Iderval Reginaldo Tenório


Miniatura

TONY TORNADO - BR 3

de N2010R1 ano atrás 12625 views
Composição: Antonio Adolfo e Tibério Gaspar A gente corre na BR-3 A gente morre na BR-3 Há um foguete Rasgando o céu, cruzando ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário