Numa mesa discutindo o Nordeste, a pauta era falar algo sobre Recife, de chofre sair com esta definição e faço questão de mostrar aos meus conterrâneos. É que nasci no topo da Capada do Araripe, Pernambuco -Ceará, fui batizado filho do Juazeiro do Norte com muito orgulho.
O que é o Recife
Recife é cidade brasileira imitada por Veneza, além de bonita, aconchegante e progressista é uma cidade emocionante , que reverbera cultura .
O Recife é sinônimo de boas vindas, é o que de mais pernambucano tem o Pernambucano apesar de ser uma metrópole.
Recife é Música, é Sertão, é Praia, é Mata, é tradição.
O Recife respira o frevo, o maracatu, o clássico, o erudito, Recife é mangue beat, forró e baião.
Recife é o branco, o índio, o negro, o caboclo, o roceiro, o intelectual, o praieiro, o homem da mata, o cangaceiro, Recife é o gibão.
Recife é o cabra macho, é a mulher bonita , é o Pai Dégua, o Arre Égua e o fie de uma Égua é o baião.
Recife é Israel Filho, é o Santana e o Antonio Nóbrega, O Frederico Pernambucano de Melo, o Ariano Suassuna, o Reginaldo Rossi, o Coronel Ludugero, Otrope, é Vavá o imortal , é o Dr Odílio Camilo, o Dr Cássio e a Dra Vanusa Camilo, é a grande Cecilia e o Deputado de fibra Byron Sarinho uma voz forte em defesa do pobre, a favor da cultura , na construção da cidadania e para o bem do mundo .
Recife é Exu, Petrolina, Olinda e Caruaru, Recife é Juazeiro do Norte, é a Serra do Araripe, é o Frei Damião , é o Padre Cícero, é o Dominguinhos, o João Silva o maior parceiro do rei da Sanfona , é o Luiz Lua Gonzaga o Rei do baião.
Recife é o coração do Brasil, Recife é a expressão maior do Nordeste, é o Rio Capibaribe, é o Beberibe, é o São Francisco , é Ipojuca , é o Suape, é o Alceu Valença Cabra da peste .
.
Recife é a ilha, é o Sport, o Santa Cruz, o Náutico, o Central , o Salgueiro , é o meu querido IBIS , é o Galo da meia Noite e o Arrudão.
Vou calar a boca , uma vez que , devido a sua grandeza para o universo, com simples palavras jamais conseguiria mostrar o que é o grande Recife.
Quero a sua opinião
BOA TARDE!
ResponderExcluirHoje pela manhã, enquanto assistia "Senhor Brasil", lembrei você!
Você faz no blog, um "trabalho" parecido ao que o querido Rolando Boldrim faz na tv. Divulga os artistas que fazem um trabalho maravilhoso e a maioria das pessoas não conhece, conta causos e escreve tudo da sua terra poéticamente!
Sou feita de "terra, de simplicidade" ! Sou feita de emoção! E tudo isso me identifica com seu trabalho!
Desejo a você e sua familia muita saúde e alegria!
Beijos!
Lembrei de minha juventude quando estudava lá nesta cidade maravilhosa que tem um cabedal cultural de primeira linha. É isso aí Dr.Iderval, parabens pela matéria
ResponderExcluirmatou a pau heim mestre!..que maravilha de texto!!!vamos fazer música juntos um dia...parabéns!!!show!!
ResponderExcluirAldo Souza
Parabéns por divulgar tão bem a nossa cultura caro colega Iderval Tenorio! Maravilha pelos seus textos!!
ResponderExcluirAmigo Iderval, é preciso ter verve como você para perceber e principalmente expressar as paisagens dos lugares, que exprimem a realidade das pessoas. Os comuns vêem as coisas. Os dotados sentem. Os iluminados expressam.
ResponderExcluirValeu.
Amigo Iderval. Só que tem a verve como você, expressa tão bem a paisagem das coisas que exprimem em si, a realidade das pessoas. Os normais vêem as coisas. Os bem dotados a sentem. Os iluminados a exprimem. Um abraço.
ResponderExcluirMeu amigo e mestre Sone Sabiá, meu colega Salesiano,fico feliz em saber que todos nós escapamos. Parabéns pela sua trajetória.do Amigo e eterno aluno Iderval.
ResponderExcluirMeu amigo e mestre Sione Sabiá, meu colega Salesiano,fico feliz em saber que todos nós escapamos. Parabéns pela sua trajetória.do Amigo e eterno aluno Iderval.
ResponderExcluirSim, senhor! O Recife é tudo isso e muito mais! Tem, como as outras metrópoles, principalmente as brasileiras, sua parte sombra, sua parte sujeira, sua parte crime. Mas tem uma beleza ímpar, uma alegria contagiante, um calor humano e climático, que não vai além do que você suportaria, mas não o deixa sem senti-lo. O Recife é o Recife.
ResponderExcluir