SOU PELA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS
A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício
da cidadania e o maior impulso para a sua independência .
O Nível de educação de uma população se espraia nos seus elementos , cria no seu âmago uma
estratificação de conhecimentos crescente. De acordo com a evolução e
oferecimento do ensino os elementos
crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade
.
A contemplação de um ser humano a cidadão, independe do seu grau de instrução, seja
ele letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos mesmos princípios da
Constituição Federal, não cabendo desconhecer os seus direitos e deveres, agora é
claro e notório que enquanto maior o índice de escolaridade, enquanto maior o
grau de conhecimentos, tem este cidadão maior poder de discernir e optar por
determinadas diretrizes.
Como alicerce e radier, é o ensino primário acoplado ao ensinamento familiar a bandeira principal e a raiz da árvore educacional de um cidadão.
Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão
despertar o debate entre os responsáveis
pela área educacional.
É sabido que no Brasil , a Escola Primária é de
responsabilidade do Município por
entender que, é neste território que o cidadão mora.
Acontece que este limitado e autônomo sítio é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este oriundo de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns seguimentos da população, eleito desde quando seja escolarizado .Depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional.
Fato relevante também, é a localização, a região , a renda e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
Acontece que este limitado e autônomo sítio é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este oriundo de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns seguimentos da população, eleito desde quando seja escolarizado .Depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional.
Fato relevante também, é a localização, a região , a renda e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
O que proponho ao debate e à discussão, é criar uma pauta
para Federalizar este seguimento Educacional, uma vez que todo cidadão é antes
de tudo um Cidadão Brasileiro e tem
direito constitucional basilar.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, , Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional. Entendo que nesta fase da vida, a Escolaridade Primária, é considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, , Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional. Entendo que nesta fase da vida, a Escolaridade Primária, é considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo.
Com esta modalidade, todo cidadão brasileiro de Norte a Sul
, de leste a Oeste teria assegurado até os 14 anos de idade uma educação
igualitária em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas
leis, com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente
nacional e supervisionado pelas autoridades municipais, desta maneira, teria o
Brasil , uma população adolescente com as mesmas chances de enfrentar a
diversidade da vida na fase mais difícil
da sua existência , que é a segunda etapa da adolescência, dos 14 aos 20 anos de
vida.
Nesta segunda etapa, o Município e o Estado teriam a
obrigação de prosseguir o ensino .
O Municipal oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de curta e média duração, enquanto o Estado , cursos
científicos preparatórios para os cursos superiores e cursos técnicos profissionalizantes de alta
complexidade para azeitar a economia , ficando os cursos superiores em
segundo plano e sob a tutela da Rede
Privada, Rede Estadual e Rede Federal.
Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia
deste pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca
escolaridade e da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis sociais.
Teria o pais uma conduta equânime , cada cidadão teria
direito à mesma carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente
independente da arrecadação do município.. A Escolarização Primária seria
responsabilidade do Governo Federal, só
assim seria assegurado a cada cidadão , as mesmas ferramentas para se enfrentar
a tão concorrida vida , dando cabo a este famigerado fosso social. A Educação básica e irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi para uma justa distribuição dos royalties do Petróleo.
Iderval Reginaldo Tenório
Salvador Janeiro de
1996
Concordo com o autor. O ensino básico deveria ser igual para todos, ministrado pela escola pública, preparada para esta tarefa.
ResponderExcluirÉ um longo trabalho, por isso não aparece, não rende votos. É problema a se estudar com atenção dobrada.
Abraço,
Jorge
Prezado Dr. Iderval, a minha realidade mostra que os sonhos se dão enquanto a roupa é passada, dona de casa não sonha, não tem tempo. Pensei em tudo o que o senhor escreveu, deixo a minha sugestão porque penso não sou utópica. Creio que o governo federal deveria ter um banco com dvds contendo a matéria curricular do 1º grau em módulos adequados a serem ministrados em salas disponibilizadas em associações de bairro, sindicatos, cooperativas, igrejas e entidade beneficentes sem fins lucrativos. Esses módulos seriam assistidos pela televisão e os exercícios impressos pelo computador, com certeza algum cidadão disponibilizaria uma impressora para esse fim e com certeza o comércio local doaria o papel (podendo ser de origem reciclada para não criar problemas com os ecologistas;). O acompanhamento dos grupos de crianças seria feito por voluntários em tempo disponível, e posso garantir que não faltariam cidadãos para disponibilizar uma hora de tempo do seu tempo para esta missão tão nobre. A tecnologia faz parte da atualidade, os dvds têm custo ínfimo se gravados em conformidade com o que se vê nas escolas de línguas estrangeiras modernas, por que não copiarmos o que dá certo para elas, mas sem visar lucro? Crianças sem estudo não se tornam cidadãos na plena acepção da palavra porque não podem ser votados. Como o senhor pode observar nesta experiência que temos pela internet, a cultura está sendo fracionada e os livros nos seguram contra esta partição do conhecimento totalmente indesejada e que leva ao isolamento social da comunidade e da sua cultura. Se fosse para sugerir, diria para que se mantivessem as culturas regionais nessas associações de livre ensino com conteúdo programático único para que o desenvolvimento regional fosse preservado. Falam tanto em preservar a natureza, mas precisamos igualmente preservar a cultura das tradições locais e suas histórias para preservar a humanidade. Sonhando com a prática e a exemplificando: Módulo nº1 Abecedário e números; aula nº 1: letra A nas formas usadas na escrita corrente e na escrita impressa, desenho da letra e primeiras palavras com a letra A. Um bom domingo ao doutor. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirBoa Tarde, Dr. Iderval!
ResponderExcluirPenso que, infelizmente estamos numa triste fase de "faz de conta"! As escolas fazem de conta que ensinam, os alunos fazem de conta que aprendem e a "bola de neve" da ignorancia vai aumentando. Fato que beneficia os que fazem a política do nosso país. Não é interessante incentivos na area da educação, o povo descobriria o poder que tem! Enquanto isso é como tatear no escuro. É como aquela questão do transito que voce relatou em outra ocasião, falta vontade politica, pois as soluções não são impossiveis. Acredito que vai mudar, porém será lentamente.
Tenha um ótima semana!
Beijos!