sábado, 25 de agosto de 2012

SOU PELA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS


                       
                                                                                  








































SOU PELA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS


A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício da cidadania e o maior impulso para a sua   independência  .

O Nível de educação de uma população se espraia  nos seus elementos , cria no seu âmago uma estratificação de conhecimentos crescente. De acordo com a evolução e oferecimento do ensino os  elementos crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade
.
A contemplação de um ser humano a   cidadão, independe do seu grau de instrução, seja ele letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos mesmos princípios da Constituição Federal, não cabendo desconhecer os seus direitos e deveres, agora é claro e notório que enquanto maior o índice de escolaridade, enquanto maior o grau de conhecimentos, tem este cidadão maior poder de discernir e optar por determinadas diretrizes.

Como alicerce e  radier,  é o ensino primário acoplado ao ensinamento  familiar a   bandeira principal e a raiz da árvore educacional  de um cidadão.

Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão despertar o  debate entre os responsáveis pela área educacional.

É sabido que no Brasil , a Escola Primária é de responsabilidade do  Município  por entender que, é neste território que o  cidadão mora.

Acontece que  este limitado e autônomo sítio  é dirigido por um  cidadão chamado Prefeito. Dirigente este  oriundo  de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns seguimentos  da população, eleito desde quando seja escolarizado .Depois de eleito,  tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional. 

Fato relevante também, é a localização, a região , a renda  e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o  moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.

O que proponho ao debate e à discussão, é criar uma pauta para Federalizar este seguimento Educacional, uma vez que todo cidadão é antes de tudo um Cidadão  Brasileiro e tem direito constitucional basilar. 

Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, , Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista,  o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito  por lei a um ensino básico de qualidade  em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional. Entendo que  nesta fase da vida, a Escolaridade Primária, é  considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo.

Com esta modalidade, todo cidadão brasileiro de Norte a Sul , de leste a Oeste teria assegurado até os 14 anos de idade uma educação igualitária em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas leis, com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente nacional e supervisionado pelas autoridades municipais,  desta maneira, teria o Brasil , uma população adolescente com as mesmas chances de enfrentar a diversidade  da vida na fase mais difícil da sua existência , que é a segunda etapa da adolescência, dos 14 aos 20 anos de vida.

Nesta segunda etapa, o Município e o Estado teriam a obrigação de prosseguir o ensino .

O Municipal oferecendo cursos técnicos  profissionalizantes de curta  e média duração, enquanto o Estado , cursos científicos preparatórios para os cursos superiores e  cursos técnicos profissionalizantes de alta complexidade para azeitar a economia , ficando os cursos superiores em segundo plano  e sob a tutela da Rede Privada, Rede Estadual e Rede Federal.

Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia deste pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca escolaridade e da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis sociais.

Teria o pais uma conduta equânime , cada cidadão teria direito à mesma carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente independente da arrecadação do município..  A Escolarização Primária seria responsabilidade  do Governo Federal, só assim seria assegurado a cada cidadão , as mesmas ferramentas para se enfrentar a tão concorrida  vida  , dando cabo a este famigerado fosso social. A Educação básica e  irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi  para uma justa  distribuição dos royalties do Petróleo.

Iderval Reginaldo Tenório
Salvador Janeiro de  1996



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Diana Pequeno - Blowin'in the wind .wmv

Diana Pequeno - Blowin'in the wind DIANA PEQUENO 1978 De B. Dylan/Versão: D. Pequeno
de MARCOSPA10  2 meses atrás  41 views



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Aldo Souza guerra de canudos

de Nivaldo0305  1 ano atrás  108 views

3 comentários:

  1. Concordo com o autor. O ensino básico deveria ser igual para todos, ministrado pela escola pública, preparada para esta tarefa.
    É um longo trabalho, por isso não aparece, não rende votos. É problema a se estudar com atenção dobrada.
    Abraço,
    Jorge

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  2. Prezado Dr. Iderval, a minha realidade mostra que os sonhos se dão enquanto a roupa é passada, dona de casa não sonha, não tem tempo. Pensei em tudo o que o senhor escreveu, deixo a minha sugestão porque penso não sou utópica. Creio que o governo federal deveria ter um banco com dvds contendo a matéria curricular do 1º grau em módulos adequados a serem ministrados em salas disponibilizadas em associações de bairro, sindicatos, cooperativas, igrejas e entidade beneficentes sem fins lucrativos. Esses módulos seriam assistidos pela televisão e os exercícios impressos pelo computador, com certeza algum cidadão disponibilizaria uma impressora para esse fim e com certeza o comércio local doaria o papel (podendo ser de origem reciclada para não criar problemas com os ecologistas;). O acompanhamento dos grupos de crianças seria feito por voluntários em tempo disponível, e posso garantir que não faltariam cidadãos para disponibilizar uma hora de tempo do seu tempo para esta missão tão nobre. A tecnologia faz parte da atualidade, os dvds têm custo ínfimo se gravados em conformidade com o que se vê nas escolas de línguas estrangeiras modernas, por que não copiarmos o que dá certo para elas, mas sem visar lucro? Crianças sem estudo não se tornam cidadãos na plena acepção da palavra porque não podem ser votados. Como o senhor pode observar nesta experiência que temos pela internet, a cultura está sendo fracionada e os livros nos seguram contra esta partição do conhecimento totalmente indesejada e que leva ao isolamento social da comunidade e da sua cultura. Se fosse para sugerir, diria para que se mantivessem as culturas regionais nessas associações de livre ensino com conteúdo programático único para que o desenvolvimento regional fosse preservado. Falam tanto em preservar a natureza, mas precisamos igualmente preservar a cultura das tradições locais e suas histórias para preservar a humanidade. Sonhando com a prática e a exemplificando: Módulo nº1 Abecedário e números; aula nº 1: letra A nas formas usadas na escrita corrente e na escrita impressa, desenho da letra e primeiras palavras com a letra A. Um bom domingo ao doutor. Um abraço, Yayá.

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  3. Boa Tarde, Dr. Iderval!

    Penso que, infelizmente estamos numa triste fase de "faz de conta"! As escolas fazem de conta que ensinam, os alunos fazem de conta que aprendem e a "bola de neve" da ignorancia vai aumentando. Fato que beneficia os que fazem a política do nosso país. Não é interessante incentivos na area da educação, o povo descobriria o poder que tem! Enquanto isso é como tatear no escuro. É como aquela questão do transito que voce relatou em outra ocasião, falta vontade politica, pois as soluções não são impossiveis. Acredito que vai mudar, porém será lentamente.
    Tenha um ótima semana!
    Beijos!

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