sábado, 28 de janeiro de 2012

CONSELHO AOS JOVENS

                      AO JOVEM BATALHADOR, LUTADOR E FUTURISTA
                         A LUZ DO SOL REVERBERA PARA O UNIVERSO

                                      Tenho me deparado com uma plêiade de jovens de renda baixa , principalmente  mulheres. 

                                        Jovens deliberadamente esforçados,  trabalhadores , que sustentam uma família  e que apesar de todos os sacrifícios não atingem os seus sonhos, a escolaridade  na Universidade Pública, principalmente na Federal .

                                       Eu   um eterno lutador por dias melhores para estes jovens e   por não possuir a caneta para a  assinatura de ditames que melhorem a capacidade de inclusão social dando mais condições para que estes jovens consigam os seus intentos, me esforço em incentivar,  ajudar e aconselhar.

                                   Resta a este mortal como um pai ou um grande amigo mais velho mostrar algumas condutas que facilitarão a condução ao sucesso.

                         Explano para todos, que uma boa fatia dos  jovens de classes privilegiadas se bestializam no aprendizado, sorvem  e se lambuzam nos dejetos culturais dos povos dominantes em puro entretenimento retrógrado  e abrem os flancos para os menos favorecidos financeiramente, deixam escapar algumas vagas nas grandes escolas   em benefícios dos abnegados jovens de renda baixa, uma vez que estas escolas  funcionam no horário comercial, foram criadas propositadamente para as elites, estas   não precisam vender o seu precioso tempo para as suas sobrevivências em trabalhos entediantes  ou dentro de conduções num verdadeiro passeio desnecessário,  atravessando os vários bairros das grandes regiões metropolitanas em busca do saber. 

                             Não esqueçam que estas Escolas foram criadas para os que conseguem no curso básico alimentar o cérebro em escolas particulares de ponta , custam muito e são  caras. Ainda bem que existem os incautos deixando muitas Vagas na Universidade Publica em vacância.

                                     Sou categórico em informar , filhas de pobres e mulheres pobres que tiram o seu sustento e o sustento da suas famílias na labuta diária, não podem e nem devem permanecer bonitas, tem que  procurar uma maneira de se enfear, tem que se comportar como uma pessoa diferente, não obedecer os ditames do consumismo e muitas vezes, voltar ao padrão de higiene  e padrão  social do século XIX durante os 04 críticos anos de preparação para ingressar na tão sonhada Escola Pública . 

       Com o intuito de não desviar a sua capacidade educacional , de minar os  entraves colocados pelos componentes da  sociedade dominante, devem fazer de  tudo e de tudo  para  dificultar os tentadores convites para passeios de escunas, jantares, viagens, despedidas, comemorações e baladas  noturnas, devem se enfear propositadamente uma vez que a grande maioria são lindas , com esta medida estarão fora da lista das vulneráveis, ficando  o trabalho  e a escola como  os seus passaportes para um futuro melhor,  com dignidade , respeito e sem subserviência. 

                             Esta orientação é para não gastar o seu parco rendimento em produtos ou eventos supérfluo , é para não serem convidadas a participar de encontros, jantares ou passeios de barcos, escunas ou fins de semanas em paraísos de aproveitadores apenas de olho no seu escultural e jovem corpo, só enxergam a plástica. 

                               Chamo bem  a atenção para que: o ano de preparo seja puramente dedicado a alimentar o cérebro, dedicado a recuperar o tempo que não foi utilizado para este intento na primeira fase da vida por vários motivos: Pais com pouca formação, bairros populosos e distantes , condições que desviam a atenção destes jovens até mesmo no ir e vir nas barrigas dos ônibus envelhecidos e de motoristas desumanos. Pais de renda baixa,  famílias inteiras que se conformam apenas com o regrado pão de cada dia , sem voz e subservientes , pais que não priorizam a escola, governos crônicos que seguem ao pé da letra, pão e circo. Governos elitistas e muitas vezes irresponsáveis que em nenhum momento atentam para estes sofridos, esforçados e maltratados jovens, governos que deviam investir as riquezas da nação em escolas e não em penitenciárias, dando a entender que o futuro do jovem de baixa renda, em vez da caneta seria a arma de fogo o seu instrumento de trabalho. Atentem para estas prerrogativas , acordem e lutem por dias melhores, não caiam  nas iscas como caem os peixes.

Dos mais de 100 mandamentos que possuo  coloco neste texto alguns.
 
É INJUSTO O FILHO DO RICO JÁ NASCER MUITO RICO, PORÉM, MAIS INJUSTO É O FILHO DO POBRE NÃO TER A OPORTUNIDADE DE SAIR DO LIMBO SOCIAL E CONTINUAR ETERNAMENTE POBRE.
 
Iderval ReginaldoTenório

1-Todos os seres  humanos sadios  são  capazes de serem educados e atingir qualquer posto na Sociedade em que vivem.
2-A diferença entre as pessoas se encontra no viés Ético.
3-O equilíbrio financeiro e cultural da família é um grande facilitador, mas não é um entrave para os menos favorecidos.
4-O jovem que trabalha e é o  provedor financeiro de sua vida ou de sua família , encontrará dificuldades, apenas dificuldades , mas não estarão impedidos de crescer.
5-As Escolas Públicas em sua maioria, funcionam com a luz do sol, enquanto as particulares, até com a luz da lua que não é própria.
6-Muitas vezes os jovens ganham durante o dia e repassam à noite os seus ganhos para as escolas privadas,  muitas destas escolas  são literalmente ao pé da letra o que se denominam, verdadeiras privadas, não sendo necessário vestibulares,  às  vezes a realização de uma simples prova para cadastro e conhecer a vida financeira do estudante, nada que  fundamente aquele curso , funcionando como uma verdadeira armadilha: fácil de entrar, difícil  de pagar,  fácil de cursar e depois muito difícil de se colocarem no mercado devido a pouca bagagem de conhecimentos adquiridos .

As autoridades com a desenfreada justificativa governamental ,  massificam a Universidade Privada,  induzem a  produção de  diplomas como se produzissem sandálias ou biscoitos , verdadeiros produtos de qualidades duvidosas, incapacitados  para abastecer um mercado exigente , condição mais do que visível hoje  com este apagão de mão de obra qualificada ,  mão de obra eficaz  e de boa  procedência.
7-Procurem nesta fase alimentar o cérebro, procurem sorver todos os possíveis conhecimentos, abdiquem peremptoriamente  de todas as tentações impostas pelos produtores do entretenimento, muito bom naquele momento, mas  roubam o que o jovem de baixa renda tem de mais precioso ,que é o seu tempo, tempo este que deveria ser utilizado no preparo para o futuro. Vejam que são muitas as tentações:shows, cinemas, carnaval, bebidas, praias, passeios, barzinhos e etc.
8-Não esqueçam : são dois ou três anos de sacrifícios para serem usufruídos para o resto da vida.
9-Informo que, para cada jovem de baixa renda que vence social, politica e financeiramente,  significa a repescagem e a recuperação de  todo um núcleo familiar com diversas vidas, este jovem é o mentor intelectual daquele núcleo, é espelho para todos da família.
 
Aos ensinamentos.

1-Durante o ano de preparação escolar, façam uso de apenas 02 calças, sempre da mesma cor, aliás, tenham apenas duas ou três roupas, deixem pensar que você só tem estas roupas e aquele sapato ou sandália, guardem as outras, no trabalho surrem as fardas , não coloquem defeitos , elas servem apenas para cobrir o corpo .

2-Invistam todo o seu capital em dois tipos de munição:
A)Munição para o cérebro(Escola, livros, jornais, revistas, jornalismo Televisivo, Rádios, Literatura e músicas.
B)Munição de boca-munição,  para o estômago:  Alimentação básica  e depois os supérfluo, no inicio do mês  comprem os mantimentos básicos e baratos:

 1-Feijão, Arroz, Café, Farinha, Açúcar, Sabão, Sal, Toucinho de porco, carne seca e farinha de milho para cuscuz, estes produtos não custarão mais de que  250 reais para uma família de três pessoas para todo o mês, com esta atitude não haverá fome. Quinzenalmente intercalar com- Bananas maduras e verdes, laranjas de fim de feira, batatas doce.

3-Tomem banho com sabão de côco e não comprem shampoo, evite sabonetes.

4-Esqueçam  cinemas, praias, festas ou qualquer desvio do domicilio

5-Façam amizades  só com os que gostam de estudar, se afastem dos que bebem e gostam de baladas.

6-Sejam amigos de suas casas, mesmo que não sejam boas.

7-Procurem fazer de tudo para freqüentar uma escola noturna e ao termino da aula procurar abrigo em casa. Na escola sentem-se nas cadeiras da frente, perguntem tudo aos professores e direto para o ponto de ônibus ao tocar o sino. Andem sempre com um doce na bolsa para não merendar na rua, comam bem em casa, para os que trabalham utilizem os vales compras para abastecer a despensa, não gastem em restaurantes, são dez vezes mais caros.

8-Não existem domingos e nem  feriados

9-Não aceitem nada que seja fácil, procurem saborear o suor do seu próprio rosto.

Queridos jovens , os grandes homens seguiram este ritual, salvo os que nasceram em berço de prata ou de ouro, agora os que vieram do zero, assinam este documento.

Agora sabe  o porque de tudo isso ?:
É para quando você como advogado, industrial, comerciante, artista, medico, engenheiro ou qualquer outra profissão de igual valor, se encontrar com um colega de turma que não obedeceu ou seguiu estes ensinamentos e ele fizer este monólogo abaixo, você olhar para trás e dizer: VALEU, VALEU APENAS O SACRIFÍCIO.

O Monólogo:

Você chega no táxi, no balcão de uma loja na porta do seu Escritório, na porta do Fórum, de uma Construtora, de um balcão de uma aérea , de uma repartição pública, na recepção de uma Clínica e  o colega que ali se encontra no seu posto de trabalho ganhando dignamente o seu salário e que não cobre plenamente a sua vontade pergunta:

__Doutora eu conheço a senhora de onde? Onde a senhora  estudou, será que a senhora é aquela moça feia, suada, mal vestida  que ficava sentada na frente e tudo perguntava ao professor  e de imediato corria para o ponto de ônibus e ia logo para casa? Aquela moça que nunca participou das festas e nem de passeios de escunas com os colegas do curso noturno? será que  é a senhora mesmo? , agora uma  doutora bonita, elegante, educada, respeitada e que com certeza ajudou toda a sua família a melhorar de vida.

Dá uma pausa, pensa e depois continua.

___ Prazer doutora , fui um dos colegas da senhora em tal escola, , eu brinquei muito, eu ia para escola era para brincar, ninguém me orientou doutora e hoje estou neste trabalho que só Deus sabe o sacolejo que recebo, é digno doutora ,é digno ,  más é muito difícil, o dinheiro é curto e o mês é muito grande.
 

Pára um pouco, olha para a doutora, abaixa a cabeça, pega na suas mãos com muita atenção, fala para os colegas com muita orgulho e satisfação que foi colega de turma  20 anos atrás e acanhadamente termina o monólogo.

__É doutora  a senhora não era feia coisa nenhuma, a senhora estava era disfarçada, a senhora estava era concentrando as  suas energias para dias melhores e para não deixar nada desviar a sua força de vontade e nada atrapalhasse o seu sonho, parabéns doutora, valeu. Passarei para as minhas filhas os seus ensinamentos, Valeu.

                                     Iderval  Reginaldo Tenório
                                          Janeiro de 2001

ACESSEM O BLOG E DIVULGUEM

http://www.iderval.blogspot.com/


OBS. NA BAHIA O GRANDE REITOR  PROFESSOR NAOMAR ALMEIDA  REINVENTOU A ESCOLA PUBLICA FEDERAL, IMPLANTOU DIVERSOS CURSOS NOTURNOS PARA OS JOVENS QUE TRABALHAM E IMPLANTOU O SISTEMA DE COTAS. O PROFESSOR ABRIU AS PORTAS DA UNIVERSIDADE PARA OS MENOS PROTEGIDOS. FOI UMA ATITUDE QUE HONROU A SUA ADMINISTRAÇÃO , FOI UMA VIRTUDE.

2 comentários:

  1. Doutor, eu me vi nesse texto que o senhor escreveu. Seguirei seus ensinamentos e deixarei de ser a moça feia e insignificante que nesse momento me acho.
    Estava preisando de um sacolejo desses para desencadear mais uma vez uma busca por um sonho
    Vou tentar mais uma vez.
    Tomara que valha mesmo a pena.
    Jô Alves

    ResponderExcluir
  2. Os cem ditames são muito bons e espero que haja uma boa divulgação desse seu texto. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir