segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OSCAR WILDE

OS GÊNIOS,OS FENÔMENOS FENÔMENOS,OS ABENÇOADOS TAMBÉM SÃO HUMANOS,A DIFERENÇA É QUE SÃO GÊNIOS E FENÔMENOS FENÔMENOS E NÃO   SIMPLESMENTE, APENAS HUMANOS.

                                                               Iderval Reginaldo Tenório

                                                                                                             
                                             

                                        Oscar Wilde

Oscar Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Filho de William Robert Wilde, cirurgião-oculista que servia à rainha. Sua mãe, Jane Speranza Francesca Wilde, escrevia versos irlandeses patrióticos com o pseudônimo de Speranza.


Foi educado no Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford. Lá ele recebe a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879, vai para Londres, para estabelecer-se como líder do "movimento estético". Em 1881 é publicada uma coletânea de seus poemas. Em 1882, sem dinheiro, aceita participar de um ano de viagens entre USA e Canadá. Essa viagem lhe rendeu fama e fortuna.


Em 1884, casa-se com a bela Constance Lloyd. Com a publicação de "Retrato de Dorian Gray", sua carreira literária deslancha. Oscar e Constance tinham 2 filhos: Cyril e Vyvyan. Mas uma noite, Robert Ross, um hóspede canadense jovem, seduziu Oscar e forçou-o, finalmente, a confrontar-se com seus sentimentos homossexuais que o perseguiam desde a época em que era estudante.


Anos depois Oscar foi preso com acusações de conduta homossexual e sentenciado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados, sendo a última parte em Reading Gaol. As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças e o levou às portas da morte. Foi declarada, ainda, sua falência.


Morreu como um homem arruinado em 30 de novembro de 1900
ACESSE E DIVULGUE ESTE BLOG,É APENAS UM BLOG CULTURAL

HTTP://WWW.IDERVAL.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário