Quando se fala no cinema a mídia mundial não olha para os pequenos produtores de Filmes,um destes é o Brasil. Ao passear pelos grandes nomes da sétima arte pouco se destaca,pouco se comenta e pouco se conhece dos artistas oriundos dos rincões que até hoje vivem no abandono. Veja que muitos que gostam do cinema já viram esta bela Cearense na telinha, trata-se de uma brasileira que se destacou mundialmente e que a mídia nacional pouco fala, está aí mais uma conterrânea que brilhou e ainda brilha no cenário mundial, é o meu Ceará sem bairrismo botando a cara na TELA. Para se aprofundar pesquise ,um abraço. Fiz uma enquete no meu simples consultório com um público de boa formação e poucos conheciam a grande Florinda. Iderval Reginaldo Tenório
Parceiros de Florinda no cinema:Entre os anos de 1970 e 1975 Florinda Bolkan atuou em mais de 20 filmes, com alguns dos mais importantes diretores e atores do mundo por exemplo: Nos Estados Unidos "The last valley" de James Clavell, com Michael Caine e Omar Shariff. Na França: "Le mouton enragè" de Michel Deville, com Jean Louis Trintignant, Rommy Schneider e Jane Birkin. Inglaterra: "Royal Flash" de Richard Lester com Malcolm Mc Dowell, Alan Bates, Oliver Reed. Na Etiópia: "Assassinato em Sarayevo" de Velko Bulajich com Christopher Plummer. Na Itália: "Um uomo da rispettare" [de Michele Lupo] com Kirk Douglas e Giuliano Gemma. "Flavia" de Gianfranco Mingozzi, com Maria Casares. "Cari genitori" de Enrico Maria Salerno com Maria Schneider e Catherine Spaak. Conquista nos Estados Unidos o prêmio de Melhor Atriz , recebido da "Los Angeles Film Critics" . Os estúdios de Hollywood começariam a chamá-la, para lançá-la nos seus filmes. Mas Bolkan parecia não estar disposta a acotovelar-se com as estrelas de Hollywood; não era a jogada dela
O BLOG É CULTURAL APENAS CULTURAL, APENAS.
Iderval Reginaldo TenórioFlorinda Bolkan
Florinda Bolkan | |
---|---|
Nome completo | Florinda Soares Bulcão |
Nascimento | 15 de fevereiro de 1941 (70 anos) Uruburetama, Ceará |
Página oficial IMDb: (inglês) (português) |
Filha de um deputado e neta de um padre pelo lado materno, Florinda viveu em Fortaleza e no Rio de Janeiro até se tornar cidadã do mundo. Foi inspetora de voo da Varig e, ao longo de sua carreira, tornou-se fluente em inglês, italiano e francês.
Foi para a Itália em 1968, descoberta para o cinema por Luchino Visconti. Mudou de país e de nome e passou a se chamar Florinda Bolkan (antes era Florinda Bulcão), por ser um nome mais artístico e pronunciável para estrangeiros.[1]No seu primeiro filme, Candy, contracenou com o beatle Ringo Starr. Depois dele, fez mais 40 filmes. Em Una breve vacanza (Amargo Despertar) foi dirigida por Vittorio de Sica. Fez aquele que pode ter sido um dos melhores filmes de sua carreira, Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, sob direção de Elio Petri. Enrico Maria Salerno dirigiu-a em Anonimo Venziano (Anônimo Veneziano) . Contracenou com como Jean-Louis Trintignant, John Cassavetes e Annie Girardot.
A exemplo de Sophia Loren, Claudia Cardinale e Monica Vitti, também ganhou por três vezes o Prêmio David di Donatello, o Oscar do cinema italiano. De Sica quando contratou Florinda para fazer Una breve vacanza (Amargo Despertar), o filme que iria lançá-la no mercado dos Estados Unidos, disse a seguinte frase: "Escolhi você por que seus olhos são de quem já conheceu a fome". A resposta de Florinda Bolkan: "Quem nasce no Ceará traz uma carga de verdade muito dura e forte".
Iderval Reginaldo Tenório
O BLOG ÉCULTURAL
Parabéns pela lembrança de Florinda! Um abraço, Yayá.
ResponderExcluir