CORAÇÃO DE MARIA
FICA A 115 KILOMETROS DE SALVADOR
O AMIGO JA OUVIU FALAR EM CORAÇÃO DE MARIA CIDADE NORDESTINA? POIS PRESTE BEM ATENÇÃO NESTE MUNICIPIO.
Este Municipio apesar de muito novo promete em muitos setores como :Pecuária,Agricultura e um comércio em crescimento,agora o que tem de melhor é o seu povo,que além de trabalhador ,honesto e ciente de seu compromisso com a cidade não deixa de cultuar a cultura.
Importante conhecer os vaqueiros, os sanfoneiros,os professores, os bons comerciantes e os intelectuais da região.
Nomes como Maria Pureza Pereira, Bárbara Pereira que ovacionam o municipio em todos os recantos, nomes como os de Raimundo e Eliza que de dez palavras ,dez são sobre Coração de Maria e agora dois grandes letrados e cultos cidadãos Damazio de Brito e Luciano Ferreira que sairam de Coração de Maria, melhoraram o seu panteão de intelectualidade e voltaram ao torrão. Cabe às autoridades locais azeitar a cultura da Cidade, cabe realizar contendas culturais para os jovens e pregar na mente de cada um, a importancia do conhecimento.
Damazio de Brito com as suas poesias e Luciano Ferreira com o seu vasto conhecmento recebam deste amigo os mais efusivos abraços.,
Coração de Maria precisa aparecer e mostrar o seu potencial.
Sr Gestor:INVISTA NA EDUCAÇÃO QUE O SENHOR JAMAIS SERÁ ESQUECIDO,
Aos secretários:CULTURA E SAÚDE NUCA SÃO DEMAIS.
Um abraço para todos.
IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
60,25 hab./km² | |
tropical | |
Coração de Maria
Coração de Maria é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2009 era de 23.774 habitantes.
História
Coração de Maria Bahia - BA Histórico O território integrava a fazenda de Bento Simões. Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX, quando João Manoel da Mota, Nacriono Simões Ferreira e Antonio Fidelis de Cerqueira Daltro, construiram no lugar “Lajes”, a capela do Santíssimo Coração de Maria. Em 1848, o missionário jesuíta Paulo iniciou a construção da igreja matriz, elevada à freguesia, em 1853. O arraial sede da freguesia foi elevado à vila, em 1891, com o nome de Santíssimo Coração de Maria. Em 1944, o nome foi simplificado para Coração de Maria.
O topônimo é a adoção do nome do povoado inicial. Gentílico: mariense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Santíssimo Coração de Maria pela lei provincial nº 489, de 06-06-1853. Elevado à categoria de município com a denominação de Santíssimo Coração de Maria, por ato estadual nº 199, de 10-03-1891, desmembrado dos municípios de Purificação e Santo Amaro. Sede no atual distrito de Santíssimo Coração de Maria. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-04-1891. Pelo ato estadual de 03-08-1892, o município de Santíssimo Coração de Maria passou a denominar-se simplesmente Coração de Maria.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município constituído do distrito sede. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 2 distritos: Coração de Maria e São Simão, transferido do município de Irará. . Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, é extinto o município de Coração de Maria, sendo seu território anexado ao município de Irará, como simples distrito. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Coração de Maria figura no município de Irará. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Coração de Maria, pelo decreto lei estadual nº 12978, de 01-06-1944, desmembrado de Irará. Sede no antigo distrito de Coração de Maria.
Constituído de 2 distritos: Coração de Maria e Itacava (ex-São Simão), ambos desmembrados de Irará, teve sua denominação alterada pela mesma lei acima citado. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Coração de Maria e Itacava. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995 Pela lei municipal nº 193, de 13-10-1995, é criado do distrito de Retiro e anexado ao município de Coração de Maria.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 3 distritos: Coração de Maria, Itacava e Retiro. Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007..
FONTE-DIVISÃO TERROTORIAL DO BRASIL
Iderval Reginaldo Tenório
Abacaxi Imperial é opção para estimular a cultura em Coração de Maria
O município de Coração de Maria (BA) foi o maior produtor de abacaxi do Brasil até a metade da década de 70. Em uma área com cerca de 3.000 hectares e uma produção de 42,5 milhões de frutos, a abacaxicultura proporcionava empregos diretos para, aproximadamente, três mil famílias. Hoje, existem apenas cerca de 300 hectares plantados.
Fusariose
A elevada incidência da fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans que pode gerar perdas superiores a 80% da produção, foi um dos motivos que provocaram a decadência da abacaxicultura e o empobrecimento significativo do município.
O controle da fusariose requer a integração de práticas culturais e a aplicação de defensivos químicos. “A utilização de cultivares resistentes à fusariose, como o Imperial, pode contribuir para o aumento da produtividade ao reduzir o custo de produção, pois serão eliminadas de quatro a seis pulverizações com fungicidas para o controle preventivo da doença”, explica Renato Cabral, melhorista responsável pelo desenvolvimento do Imperial.
O Imperial
Resistente à fusariose, a cultivar Imperial foi desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical durante 20 anos e recomendada em 2003. Dentre suas características, destaca-se a ausência de espinhos nas folhas, o que facilita a colheita e o armazenamento dos frutos.
De casca de cor amarela na maturação, o Imperial pesa em torno de 1,6 kg (incluindo a coroa). Sua polpa é amarela, com elevado teor de açúcares (sólidos solúveis totais variando de 14 a 18º Brix), acidez moderada (em torno de 6,5 % de ácido cítrico) e excelente sabor. Devido às suas características sensoriais e físico-químicas, os frutos podem ser destinados para o mercado de consumo in natura e para industrialização.
A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mantém instalada uma Unidade de Observação do Imperial desde abril de 2007, em Coração de Maria, na Fazenda Santo Antônio, no distrito de Camboatá.
Léa Cunha é Jornalista (DRT-BA 1633) da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA)
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br
Obrigado, Dr. Iderval pela referência ao nosso município. Percebi que o senhor fez uma pesquisa criteriosa, passeando pela nossa história e tornando público um pouco de nós. Nossos sinceros agradecimentos e parabéns pelo blog que é um verdadeiro ponto cultural da maior importância no mundo virtual.
ResponderExcluirBárbara