terça-feira, 28 de abril de 2015

SR JOSÉ JAIME BEZERRA DE MELO, UM GRANDE HOMEM, ESTE JAMAIS MORRERÁ.

SR JOSÉ JAIME BEZERRA DE MELO, UM GRANDE HOMEM, ESTE JAMAIS MORRERÁ.












89 ANOS DE IDADE A SERVIÇO DO BEM

 






SR JAIME BEZERRA DE MELO,  UM GRANDE HOMEM, ESTE JAMAIS MORRERÁ.
UM AGROPECUARISTA DE VISÃO
 

Amigos do Cariri, principalmente da nossa Juazeiro do Norte, quando se aborda os grandes nomes de uma comunidade, logo vem à mente os grandes políticos, os artistas, os profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos e engenheiros, o clero, os professores, os homens de negócios e os que atuam na justiça, geralmente olvidam-se de personagens importantes que muito contribuem ou contribuíram para o engrandecimento da cidade e da região.

Esta semana um grande personagem de Juazeiro do Norte nos deixou e pouco deste homem se falou,salvo um artigo no sempre presente blog do Daniel e do Renato. Procurarei nesta tribuna eclética e democrática relembrar para todos a importância deste grande cidadão,  trata-se  de um homem trabalhador, extremamente honesto e de uma visão profética, sem muito recurso e sem ocupar nenhuma das posições elencadas, este baluarte provavelmente em nada perde para aqueles outros na popularização, divulgação e   colocação do município na mídia local, regional, estadual, nacional e internacional, além de proporcionar o azeitamento da economia e mostrar para o Brasil a importância do município sul cearense.

Este cidadão vindo do povo e que viveu para o povo, é considerado um dos nomes ou o principal nome na fundação do Icasa Esporte Clube, que tem projetado o nome do Juazeiro do Norte em todo o Brasil, estou falando do Sr. José Jaime Bezerra de Melo, um dos administradores da Indústria  de Algodão Icasa, de onde nasceu o clube.

Não é comum em todo o território nacional ouvir da mídia a afirmativa, que o Icasa de Juazeiro do Padre Cícero é um time simpático e que deu destaque para a cidade , para a região e para o Ceará, muitos passaram a conhecer a pujança do município devido o Verdão  do Cariri. Aqui na Bahia a torcida do Icasa é  imensa, fruto das derrotas sofridas pelo Bahia e pelo Vitória contra o nosso querido VERDÃO na Fonte Nova e no Barradão e  pelas belas campanhas na série B claramente surrupiadas pelo tapetão,   pela Confederação Brasileira do Desporto por interesse político e pecuniário, mesmo assim o time continua vivo , pulsante e respeitado pelos seus adversários esportivos.

O Sr Jaime Bezerra de Melo,  merece deste município uma homenagem por ser um dos fundadores deste excrete e por ter vaticinado em 1966,quando fundou o clube, que o nome do Juazeiro do Norte seria propagado para milhares de radio ouvintes e telespectadores em todo o mundo nas transmissões esportivas.

Amigos, além da força do Padre Cícero Romão Batista, o Juazeiro passou ser conhecido pela Cidade do Icasa Esporte Clube, um time pequeno, porém, ousado, atrevido, valente, de garra, predestinado ao sucesso e este crédito possui a alma, as mãos e a força do Sr Jaime Melo, um visionário do esporte, do progresso, do turismo e da popularização da terra do Padre Cícero. Guardadas as devidas proporções, primeiro o Patriarca em todos os vieses, depois o esporte , e nesta seara , sem desmerecer o nosso querido Guarany, o Leão do Mercado, o Verdão do Cariri é o seu maior representante,       que tem a garra, a força, as mãos, a coragem, o cérebro e a insistência do mestre Jaime Melo que nos deixou no inicio  do mês de abril de 2015.

A comunidade Juazeirense,  citando o nome do seu ilustre filho, o médico ginecologista Dr. Francisco Humberto Bezerra de Menezes,  que presta um belo trabalho a toda região,  lhe agradece  pelo belo trabalho executado em prol do município.

Com a palavra as autoridades, de parabéns a população.

Sr José Jaime Bezerra de Melo (In memoriam) e família recebam o meu muito obrigado, DEUS sabe o que faz. 

Iderval Reginaldo Tenório

Assistam no fim da matéria uma entrevista com o Sr Jaime Bezerra de Melo, que considero uma aula de geografia, história, economia, administração, política e de ética. Grandes ensinamentos para todos nós que aqui vivemos.
 
 

Adicionar legenda

 
 




 

 



Adicionar legenda



Indonésia executa brasileiro e mais 7, mas poupa filipina

A INDONÉSIA TEM NO VELHO TESTAMENTO OS SEUS FUNDAMENTOS. 

É O MUNDO MUÇULMANO, O VELHO TESTAMENTO  NÃO PERDOA, MATA , NÃO RECUPERA, É LEI QUE IMPERAVA ANTES DE CRISTO, ISTO É,  ANTES DO NOVO( ANO 0 A 2010) E DO NOVÍSSIMO TESTAMENTO( DE 2010 PARA CÁ).



Ativista indonésia protesta contra os fuzilamentos
Foto: Achmad Ibrahim / AP
Adicionar legenda

Indonésia executa brasileiro e mais 7, mas poupa filipina

Rodrigo Gularte é o segundo brasileiro a ser fuzilado no país. Mary Jane Veloso teria sido poupada depois de uma suposta traficante se entregar

Brasileiro Rodrigo Gularte é executado na Indonésia

Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas em 2005.
É o 2º brasileiro executado por pelotão de fuzilamento no país este ano.

ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE PARA TODOS, A SALVAÇÃO DO BRASIL


SOU PELA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS


A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício da cidadania e o maior impulso para a sua   independência  .

O Nível de educação de uma população se espraia  nos seus elementos , cria no seu âmago uma estratificação de conhecimentos crescente. De acordo com a evolução e oferecimento do ensino os  elementos crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade
.
A contemplação de um ser humano a   cidadão, independe do seu grau de instrução, seja ele letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos mesmos princípios da Constituição Federal, não cabendo desconhecer os seus direitos e deveres, agora é claro e notório que enquanto maior o índice de escolaridade, enquanto maior o grau de conhecimentos, tem este cidadão maior poder de discernir e optar por determinadas diretrizes.

Como alicerce e  radier,  é o ensino primário acoplado ao ensinamento  familiar a   bandeira principal e a raiz da árvore educacional  de um cidadão.

Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão despertar o  debate entre os responsáveis pela área educacional.

É sabido que no Brasil , a Escola Primária é de responsabilidade do  Município  por entender que, é neste território que o  cidadão mora.

Acontece que  este limitado e autônomo sítio  é dirigido por um  cidadão chamado Prefeito. Dirigente este  oriundo  de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns seguimentos  da população, eleito desde quando seja escolarizado .Depois de eleito,  tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional. 

Fato relevante também, é a localização, a região , a renda  e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o  moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.

O que proponho ao debate e à discussão, é criar uma pauta para Federalizar este seguimento Educacional, uma vez que todo cidadão é antes de tudo um Cidadão  Brasileiro e tem direito constitucional basilar. 

Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, , Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista,  o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito  por lei a um ensino básico de qualidade  em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional. Entendo que  nesta fase da vida, a Escolaridade Primária, é  considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo.

Com esta modalidade, todo cidadão brasileiro de Norte a Sul , de leste a Oeste teria assegurado até os 14 anos de idade uma educação igualitária em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas leis, com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente nacional e supervisionado pelas autoridades municipais,  desta maneira, teria o Brasil , uma população adolescente com as mesmas chances de enfrentar a diversidade  da vida na fase mais difícil da sua existência , que é a segunda etapa da adolescência, dos 14 aos 20 anos de vida.

Nesta segunda etapa, o Município e o Estado teriam a obrigação de prosseguir o ensino .

O Municipal oferecendo cursos técnicos  profissionalizantes de curta  e média duração, enquanto o Estado , cursos científicos preparatórios para os cursos superiores e  cursos técnicos profissionalizantes de alta complexidade para azeitar a economia , ficando os cursos superiores em segundo plano  e sob a tutela da Rede Privada, Rede Estadual e Rede Federal.

Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia deste pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca escolaridade e da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis sociais.

Teria o pais uma conduta equânime , cada cidadão teria direito à mesma carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente independente da arrecadação do município..  A Escolarização Primária seria responsabilidade  do Governo Federal, só assim seria assegurado a cada cidadão , as mesmas ferramentas para se enfrentar a tão concorrida  vida  , dando cabo a este famigerado fosso social. A Educação básica e  irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi  para uma justa  distribuição dos royalties do Petróleo.

Iderval Reginaldo Tenório
Salvador Janeiro de  1996
 

Danças Folcloricas Brasileiras - YouTube

www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU
12 de jun de 2013 - Vídeo enviado por Allexis Gonçalves Carvalho
MUSICAS BRASILEIRAS FOLCLÓRICAS e TRADICIONAIS ... MÚSICAS BRASILEIRAS E FOLCLÓRICAS ...

domingo, 26 de abril de 2015

Fibromialgia- UMA VIAGEM POR ESTE GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE. CONHEÇAM. MUITAS MULHERES SÃO ACOMETIDAS.


Fibromialgia

O que é Fibromialgia?

Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
 
Problemas para dormir aumentam chances de fibromialgia

Pesquisadores acreditam que a síndrome é causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor.

Causas

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:
  • Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
  • Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.

Fatores de risco

Os médicos alertam para alguns fatores de risco que facilitam o surgimento de fibromialgia. Confira:

  • Sexo: a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos
  • Histórico familiar: a doença é recorrente entre membros de uma mesma família, indicando que talvez exista algum fator genético envolvido nas suas causas.

Sintomas

Sintomas de Fibromialgia

Confira os principais sintomas da fibromialgia:
 
Fibromialgia: sintomas e diagnóstico - SAIBA MAIS
2 de 3

  • Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar
  • Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e insônia
  • Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental
  • Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
  • Problemas de memória e de concentração
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  • Palpitações
  • Redução na capacidade de se exercitar.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Os sintomas de fibromialgia são muito similares a sintomas de outras síndromes. Geralmente ele é feito por um reumatologista.
Por isso, é importante que, durante da consulta, você:
  • Descreva todos os seus sintomas e a intensidade das dores que sente
  • Fale sobre problemas médicos que teve no passado, bem como o de seus parentes
  • Relate todos os medicamentos e suplementos que toma

Diga ao médico se tem problemas ao dormir. Ele deverá perguntar também sobre eventuais sintomas de depressão e ansiedade.

Diagnóstico de Fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico) Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Fibromialgia

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.
O tratamento pode envolver:
 
Fibromialgia: tratamentos - SAIBA MAIS
3 de 3

  • Fisioterapia
  • Programa de exercícios e preparo físico
  • Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento
  • Terapia cognitivo comportamental.

Existem várias classes de medicamentos que são utilizados em conjunto com o tratamento não medicamentoso. As drogas mais utilizadas são analgésicos de ação central, incluindo algumas drogas antidepressivas e antiepilépticas que têm esta ação analgésica. Medicamentos para melhorarem o padrão do sono e miorrelaxantes também são, frequentemente, utilizados isoladamente ou em conjunto com medicamentos analgésicos.
A terapia cognitivo-comportamental é uma parte importante do tratamento. Com ela, você aprenderá a:
  • Lidar com pensamentos negativos
  • Manter um diário de seus sintomas e dores
  • Reconhecer o que agrava seus sintomas
  • Buscar praticar atividades agradáveis
  • Estabelecer limites.

Os grupos de apoio também podem ser úteis.
Entre outras recomendações estão:

  • Seguir uma dieta bem balanceada
  • Evitar cafeína
  • Manter uma boa rotina de descanso para melhorar a qualidade do sono
  • Acupressão e acupuntura.

Os casos graves de fibromialgia podem ser encaminhados a uma clínica especializada em dor.

Convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

A fibromialgia é uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro de casa, os sintomas tendem a melhorar. Mais importante ainda: com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia não perde sua capacidade funcional.

Em casa, você pode tomar algumas medidas para ajudar no tratamento e a conviver melhor com a doença. Veja exemplos:
  • Reduza o estresse diário
  • Durma o suficiente para estar descansado no dia seguinte
  • Exercite-se regularmente
  • Mantenha um mesmo ritmo de vida
  • Preserve um estilo de vida saudável.

Prevenção

Prevenção

Não há formas de prevenção para a fibromialgia.

Fontes e referências

  • Revisado por: Ari Halpern, reumatologista do Hospital Israelita Albert Einstein - CRM: 51281
  • Sociedade Brasileira de Reumatologia
  • Ministério da Saúde

ESCRITORA MIRIM- AYLA CEDRAZ- UM FENOMENO NA BAHIA


Foto de Soelha Cedraz.
FOI PREMIADA EM ABRIL COMO UMA DAS MELHORES CONSTISTAS DO BRASIL.
TEM 13 ANOS.
ESCRITORA MIRIM AYLA CEDRAZ. CONTO :
A ESTRANHEZA
Dando continuidade ao projeto cultural , do qual faz parte  a   demonstração dos escritores mirins da Bahia, publico da Escritora Ayla Cedraz, 14 anos, de Conceição do Coité ,  este belo CONTO A ESTRANHEZA.
Nesta foto os seus pais e a sua irmã mais velha Jade Cedraz estudante de Medicina.
Estranheza
                              Talvez sua alma fosse grande demais para caber no próprio corpo ou pequena demais para preenchê-lo e controlá-lo. Mas o fato é que o homem parecia não se adaptar a si próprio, parecia estar desconfortável consigo mesmo. Caminhava aos tropeços, confundia-se entre os próprios passos, por não saber exatamente aonde ir. Deixava simplesmente que lhe empurrassem aos dias e às noites, para que conseguisse exercer a raridade de estar vivo por inteiro. É que ele não permitia que lhe tocassem, tinha medo do que é sujo e feio.  O semblante cansado deixava transparecer a desistência em relação aos seus próprios costumes, aos seus próprios pensamentos e a adaptação de si mesmo em meio aos outros já adaptados. Jogava-se simplesmente em meio a tantos outros, príncipes ou não, um corpo como qualquer outro corpo, e nada mais a declarar sobre o assunto.                                
                            Tinha para si, toda manhã, a arte de deslizar, tão própria de quem tem escondida uma chama de quem acredita. Era macio e de fácil manuseio, protegido através da falta de erros. Mais além, através da falta de tentativas. Queria para si, toda manhã, o poder da descontração. Imaginava ser a solução de todos os problemas. A sua incapacidade para adaptar-se às próprias mentiras parecia ser a razão de todo o fracasso de sua encarnação.                           
                           Não se permitia, em momento algum, sentir. Deixava que, em tantos momentos que justificariam uma explosão, o ódio morresse. Sobre o amor, mal ouvira falar. O seu, já se tornara obsoleto. Mas era todo amor, embora nem desconfiasse. É que tudo era tão incolor, tão insosso, tão reto... Como podia ele, sentir qualquer alteração? Ainda mais ele, que não tinha controle do próprio corpo. Carregava às costas o próprio peso multiplicado por mil, porque não sabia contar. Enchia-se de madeira velha, de poeira, pano e, o que sustentava tudo, apesar de tudo, poesia. Nos raros momentos em que não encolhia o peito, percebia-se assim. E, cansado, não tinha tempo de sentir-se feliz por isso. Era como a sua peça locomotora. Não se vê. Mas se vai, já nada mais é. 
                         Desmoronado, volta o homem. O corpo se desmancha em pó, que logo se dispersa pelo ar. Com a maior facilidade, é possível encontrar seus indícios. Por todo canto, por todo lado. Basta respirar  .
                                                                           Ayla Cedraz


A autora é uma jovem estudante secundarista  da Cidade de Conceição do Coité, morou até os 08 anos em Camaçari-Ba, oriunda de uma família guerreira, de uma família que tem nas suas fileiras o sangue da intelectualidade,  pais comprometidos com a educação e que prezam por uma formação humanizada.  
Diante a sua pequena idade aqui na terra e em pleno vigor,  uma vez que ainda não completou os  de 16 anos, luta cotidianamente e aos poucos vence  barreiras que para muitos seriam desanimadoras,  a sua batalha de vida  como a de todos que abraçam as artes tem sido  árdua .  
Ayla Cedraz  nasceu com o dom da  escrita,  da  escultura  e da  pintura, nasceu  com as artes e caminharão juntas por muitos e muitos anos  a reverberar cultura.
Talentosa, de uma inteligência  invejável, conhecimento estarrecedor e de  um interesse exacerbado  pelas artes do universo, transita espontaneamente e com desenvoltura por todos os séculos garimpando cultura, tem como parceiros os grandes imortais  das letras, dos pinceis, dos mármores  e das notas musicais. 
Esta jovem tem  muito o  que mostrar para a Bahia , para o Brasil e para o mundo.
O céu é o limite.

Eu se autoridade fosse requisitaria todos estes jovens talentos para um futuro melhor.

 Iderval Reinaldo Tenório

ESCRITORA MIRM -AYLA CEDRAZ- UM FENÔMENO- MAIS UMA VEZ PREMIADA.

Adicionar legenda
ESCRITORA MIRIM AYLA CEDRAZ. CONTO :
 
A ESTRANHEZA
 
 
Dando continuidade ao projeto cultural , do qual faz parte  a   demonstração dos escritores mirins da Bahia, publico da Escritora Ayla Cedraz, 14 anos, de Conceição do Coité ,  este belo CONTO A ESTRANHEZA.
Nesta foto os seus pais e a sua irmã mais velha Jade Cedraz estudante de Medicina.
 
Estranheza
                              Talvez sua alma fosse grande demais para caber no próprio corpo ou pequena demais para preenchê-lo e controlá-lo. Mas o fato é que o homem parecia não se adaptar a si próprio, parecia estar desconfortável consigo mesmo. Caminhava aos tropeços, confundia-se entre os próprios passos, por não saber exatamente aonde ir. Deixava simplesmente que lhe empurrassem aos dias e às noites, para que conseguisse exercer a raridade de estar vivo por inteiro. É que ele não permitia que lhe tocassem, tinha medo do que é sujo e feio.  O semblante cansado deixava transparecer a desistência em relação aos seus próprios costumes, aos seus próprios pensamentos e a adaptação de si mesmo em meio aos outros já adaptados. Jogava-se simplesmente em meio a tantos outros, príncipes ou não, um corpo como qualquer outro corpo, e nada mais a declarar sobre o assunto.                                
 
                            Tinha para si, toda manhã, a arte de deslizar, tão própria de quem tem escondida uma chama de quem acredita. Era macio e de fácil manuseio, protegido através da falta de erros. Mais além, através da falta de tentativas. Queria para si, toda manhã, o poder da descontração. Imaginava ser a solução de todos os problemas. A sua incapacidade para adaptar-se às próprias mentiras parecia ser a razão de todo o fracasso de sua encarnação.                           
 
                           Não se permitia, em momento algum, sentir. Deixava que, em tantos momentos que justificariam uma explosão, o ódio morresse. Sobre o amor, mal ouvira falar. O seu, já se tornara obsoleto. Mas era todo amor, embora nem desconfiasse. É que tudo era tão incolor, tão insosso, tão reto... Como podia ele, sentir qualquer alteração? Ainda mais ele, que não tinha controle do próprio corpo. Carregava às costas o próprio peso multiplicado por mil, porque não sabia contar. Enchia-se de madeira velha, de poeira, pano e, o que sustentava tudo, apesar de tudo, poesia. Nos raros momentos em que não encolhia o peito, percebia-se assim. E, cansado, não tinha tempo de sentir-se feliz por isso. Era como a sua peça locomotora. Não se vê. Mas se vai, já nada mais é. 
 
                         Desmoronado, volta o homem. O corpo se desmancha em pó, que logo se dispersa pelo ar. Com a maior facilidade, é possível encontrar seus indícios. Por todo canto, por todo lado. Basta respirar  .
 
                                                                           Ayla Cedraz


 
A autora é uma jovem estudante secundarista  da Cidade de Conceição do Coité, morou até os 08 anos em Camaçari-Ba, oriunda de uma família guerreira, de uma família que tem nas suas fileiras o sangue da intelectualidade,  pais comprometidos com a educação e que prezam por uma formação humanizada.  
Diante a sua pequena idade aqui na terra e em pleno vigor,  uma vez que ainda não completou os  de 16 anos, luta cotidianamente e aos poucos vence  barreiras que para muitos seriam desanimadoras,  a sua batalha de vida  como a de todos que abraçam as artes tem sido  árdua .  
Ayla Cedraz  nasceu com o dom da  escrita,  da  escultura  e da  pintura, nasceu  com as artes e caminharão juntas por muitos e muitos anos  a reverberar cultura.
Talentosa, de uma inteligência  invejável, conhecimento estarrecedor e de  um interesse exacerbado  pelas artes do universo, transita espontaneamente e com desenvoltura por todos os séculos garimpando cultura, tem como parceiros os grandes imortais  das letras, dos pinceis, dos mármores  e das notas musicais. 
Esta jovem tem  muito o  que mostrar para a Bahia , para o Brasil e para o mundo.
O céu é o limite.

Eu se autoridade fosse requisitaria todos estes jovens talentos para um futuro melhor.

 Iderval Reinaldo Tenório

Belchior-Fotografia 3x4 - YouTube

www.youtube.com/watch?v=fdwBcRJqDfk
10/07/2011 - Vídeo enviado por Nilton Victorino Filho
Belchior-Fotografia 3x4. Nilton Victorino ... COMO NOSSOS PAIS - BELCHIOR by vangodias 245,404 ...
  • Belchior - Fotografia 3 x 4 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=8DjDUNNCbNE
    17/10/2012 - Vídeo enviado por Marcos Pessoa
    Belchior - Fotografia 3 x 4 "ALUCINAÇÃO" De Belchior "Eu me ... Transmissor - Fotografia 3x4 by ...
  • Fotografia 3x4 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=AM9AadRhGbw
    05/12/2012 - Vídeo enviado por Nilo castro
    blues Belchior ...cd muito bom... http://www.belchiorblues



  •