quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

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Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. Brasil 08/12/2012Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. 

  1. Miniatura

    Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz Gonzaga)

    de vitrolanoberro1 ano atrás 9758 views
    Luiz Gonzaga - Disco "Forró de cabo a rabo" (1986) "Viva meu padim". Participação: Benito di Paula.
  2. Juazeiro do Norte - Luiz Gonzaga - Viva meu padim com incerts

    de Júlio Popó3 meses atrás 636 views
    Minha homenagem a colina do Horto em Juazeiro do Norte, um lugar que desde a primeira vez em que fui senti uma energia ...
  3. 08- Viva meu padim - Luiz Gonzaga - Forró de cabo a rabo

    de Forrobodologia - Forró do bom é aqui1 ano atrás 2542 views
    Luiz Gonzaga - Forró de cabo a rabo FONTE: www.forroemvinil.comEsta música faz parte do melhor acervo do Forró tradicional q




  1. Milton Nascimento - "Canção da América" (1980)

    de calulinho3 anos atrás 601123 views
    Milton Nascimento canta "Canção da América" (Milton Nascimento - Fernando Brant) no Fantástico (TV Globo) d

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O TRÂNSITO E ALGUMAS SOLUÇÕES

                                             EXEMPLO DO SISTEMA ORAL ABORAL      




                                                           O Trânsito

Solicito aos leitores, que façam chegar ao conhecimento dos  gestores, a opinião de um cidadão que não é especialista em transito, apenas tem boa vontade , esta tarefa cabe aos engenheiros .

Nas grandes e médias metrópoles , o homem  criar engarramento já é fato consumado, o que não deve ser aceito é colocar em risco as vidas dos habitantes, proporcionar prejuízo à nação no consumo de combustíveis fósseis , no desgaste dos veículos ,  contribuir  no aparecimento de doenças, azeitar o consumo de equipamentos e de medicamentos no apaziguamento das doenças, principalmente as psiquiátricas e das neurológicas.

                                                       Ao Assunto
Em Salvador, a engenharia de trânsito conseguiu  propiciar o maior desalento à população em determinados trechos da cidade.

Neste artigo, pontuarei pelo menos três fragmentos .

 1-Trecho Marcos Freire-Tancredo Neves-Shopping Salvador, Centro Médico Iguatemi-Makro e Adjacências.

 O maior empreendimento da região é o  Shopping Salvador, construído com diversos equívocos. Em sendo um ambiente  que circulam milhares de pessoas, deveria possuir um sistema lógico, mais moderno, mais humano e virado para evitar catástrofes. 

O Avançado Centro  mesmo fora dos horários de pico , é um dos causadores de um grande travamento   .  Muitas sãos as causas, a primeira observação que faço são as suas entradas, elas são grandes , ficam na mesma fachada, ficam no corredor principal e  não possuem recuos  para amortecer  a velocidade .  As saídas são poucas, são estreitas e por incrível que pareça , ficam na mesma fachada das entradas, no corredor principal, travando ainda mais o caótico trafego de veículos, travam nas entradas e nas saídas. 


Chamo a atenção que nada deveria ser inventado,  apenas deveria ser imitado o corpo de um animal, uma vez que num sistemam oral-aboral , jamais este modelo seria aprovado pela natureza, a boca sempre fica na frente e a saída sempre por trás, peço que se mirem neste exemplo, façam de conta que o shopping seja  um grande  elefante africano. Então as entradas deveriam ser na frente  e as saídas nos fundos.


Outro equívoco imperdoável à  engenharia  de tráfego, é o gargalo na sua saída para pegar a Paralela e a LIP, este  fica defronte ao Hospital Sara , entre o shopping e a antiga Dismel  . Suporta apenas um veículo, quando tinha  que suportar mais de cinco alimentadores, os veículos que saem do Centro Comercial, os egressos do Makro , do Iguatemi, das Torres de Escritórios daquele miolo, da Casa do Comercio e das adjacências. 

É impossível não travar .  Acredito que os engenheiros estão cientes e entendendo o meu comentário.

2-Outro gargalo feio, é na curva da Tancredo Neves com a  Magalhães Neto-Costa Azul ,  este fica defronte a uma  mega loja de utilidades.  A pista da esquerda fica livre até nas horas de pique, a que vai para o Costa Azul fechada e paralisada até nos horários fora do rash  devido os carros que vêm da praia na Magalhaes Neto , enquanto a  pista da Magalhães Neto  Hospital da Bahia fica   travada devido uma desnecessária sinaleira e a mal distribuição do espaço.


3-Outro entrave incompreensível,  é o esporão que existe na ponta  Macro-Tend Tudo, no início da Paralela com a Marcos Freire junto a uma complexa sinaleira. Ali , pra quem vem do Iguatemi/ Detran , existe um triângulo o qual chamo de esporão,  que invade a paralela dificultando os veículos que procuram a pista defronte ao Macro para atingirem o Centro Médico Iguatemi , o próprio Shopping Salvador e todos os empreendimentos de escritórios daquele capão super habitado, quando o transito trava naquele gargalo, naquele esporão,  engarrafa até a rótula do abacaxi, urge a sua retirada.


Para encerrar, pergunto aos estudiosos.
1-Porquê quem sai da Ligação Tancredo Neves- Iguatemi- Paralela -Rodoviária (LIP) não lhes é permitido subir o viaduto defronte à Madereira Brotas(Nelson Dahia), viaduto que liga a Paralela ao C.das Árvores, uma vez que 30% destes veículos estão indo para a Pituba/Itaigara-C. das Árvores e terão que fazer a volta depois do hiper posto  sobrecarregando o transito naquele trecho tanto na  ida como na volta, duplicando desnecessariamente o número de veículos. A pista da esquerda que vem da Paralela seria desviada para a direita do viaduto N.Dahia, alargando a pista que sai da LIP e vai para o Iguatemi, 30% não chegariam nem no Viaduto Raul Seixas defronte Á Rodoviaria.

2-Porquê não se redimensiona o fluxo no fim da Paralela, quando as suas quatro pistas se deparam com um gargalo no inicio do Viaduto N.Dahia , este como a pista do meio sanduichado  por duas laterais, uma para a esquerda e outra para a direita que se encontram 20 metros depois, logo abaixo do Viaduto, a da esquerda seria aberta para a LIP e se alargaria um pouco a da direita.. 

Este gargalo confunde os motoristas, seria prudente que todos os carros que vêm da paralela possuam duas opções, a primeira era subir o viaduto e sair na Tancredo Neves ou Caminho das Árvores-Itaigara-Pituba e  a segunda  opção , tangenciar o viaduto pela direita, poderia  ir para o Iguatemi, Rodoviária ,Detran ou  Pernambués, neste caso a pista da esquerda seria utilizada pela LIP, em nada prejudicaria, melhoraria e muito.

3- Porquê, quem sai do Centro Médico Iguatemi e adjacências para ir para a Pituba - C.das Árvores -Itaigara têm que fazer o retorno na Av.Luiz Eduardo ou contornar a Magalhães Neto atravessando toda a engarrafada Tancredo Neves -Costa Azul,  quando poderia transitar por baixo do Viaduto Mamede Paes Mendonça defronte ao Desembanco e já sair na Odebrecht Jornal/ A Tarde e pegar a Espatódia.

4-Será que o gargalo por trás do Jornal A Tarde não  tem solução.

Fico por aqui, existem condições de com poucos recursos para melhorar e muito este estressante e perigoso transito.

Conduta urgente urgentíssimo é o caso do Shopping Salvador, muitas entradas e poucas saídas, entradas largas e saídas estreitas, todas anti naturais e na mesma fachada, isto é , na mesma linha , na linha de frente do Shopping. Deveria apenas imitar a natureza animal, entradas na frente e saídas pelos fundos, jamais na mesma trincheira.

Detalhe maior para o afunilamento entre o Shopping e antiga Dismel defronte ao H.Sara, muito estreita para a quantidade de veículos que têm que desaguar.

SE UMA CATÁSTROFE ACONTECER, MILHARES DE VIDAS SERÃO CEIFADAS, MILHARES DE MORTES  SERÃO LAMENTADAS POR TODOS. 
FAÇO UMA SUGESTÃO: QUE JUNTO AOS ENGENHEIROS, TRABALHEM TAMBÉM MÉDICOS ANGIOLOGISTAS , ANATOMISTAS E PROFESSORES DE FISIOLOGIA.
 COM CERTEZA TERIAM ÓTIMAS IDÉIAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO DAS GRANDES METRÓPOLES.

                                                    Iderval Reginaldo Tenório
                                                        Quero a sua Opinião.


Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. Brasil 08/12/2012Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. 

  1. Miniatura

    Chico Buarque - Construção

    de Felipe Diaz Vila6 anos atrás 3830697 views
    Chico Buarque - Construção


  2. Construção - Chico Buarque

    de Paulo Candalaft5 anos atrás 449954 views
    Música construção de Chico Buarque de Holanda. Vídeo produzido por Paulo Candalaft

  3. Chico Buarque - Construção

    de Vitor Ferreira2 anos atrás 193957 views
    Chico Buarque - 








segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O PROTOCOLO DE KYOTO E OS CRÉDITOS DE CARBONO

BRASIL- PAÍSES DA AFRICA-CHINA- ÍNDIA- EUROPA E ESTADOS UNIDOS-MUNDÃO






Em conversas com amigos , inclusive alguns letrados, me deparei  com quase um total desconhecimento do protocolo de Kyoto e da existência do Crédito de Carbono.

Como é função deste blog  passar informações sobre todos os assuntos de interesse mundial , mesmo  de  pequeno domínio  por parte deste mortal, achei pertinente elaborar este anêmico texto sobre o assunto. 

Texto numa  linguagem simples , didática e sem a pretensão de ensinar aos leitores. O objetivo  é ativar a mente e despertar o interesse pelo assunto.

Com o aumento da população e a necessidade de produzir bens de consumo, o homem passou a consumir os recursos naturais da terra e da atmosfera, colocando em risco a sobrevivência do Planeta .

 Para a sustentabilidade do progresso, o homem tem que produzir o mais importante bem  que é a energia, que é a força que move as máquinas, produz os bens e transporta por todo o globo terrestre, esta energia tem diversas origens. A depender da sua origem,  tem condições de  poluir o globo terrestre, uma vez que   pode ser uma fonte limpa ou suja.

Existe a energia limpa :
 Energia eólica - gerada a partir da força do vento.-  Energia solar - gerada a partir dos raios solares.-  Das Marés - gerada através da energia contida nas mares dos mares e oceanos.-  Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

 Existe a energia suja, a não renovável:
 O petróleo é um óleo mineral de cor escura que foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos, como plantas e animais decompostos no subsolo. Esse combustível é muito utilizado na forma de gasolina, diesel, querosene, dentre outros, que produzem muita poluição, aumentando o efeito estufa. Como sabemos, o petróleo não é uma fonte renovável e se seu uso continuar acelerado, ele acabará nos próximos 30 ou 40 anos.

O gás natural, assim como o petróleo, também se encontra no subsolo, e foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de material orgânico. É um gás que polui menos do que o petróleo e o carvão mineral, mas a sua queima também contribui para o efeito estufa. O gás natural pode ser utilizado em indústrias, residências, automóveis e comércio; e caso se mantenha esse ritmo de consumo, as reservas de gás natural poderão se esgotar em 100 anos.

O carvão mineral é uma rocha orgânica encontrada no subsolo terrestre e retirada de lá através da mineração. Esse combustível começou a ser utilizado na Revolução Industrial para movimentar máquinas e locomotivas, sendo que nos dias atuais ele é utilizado na geração de eletricidade nas usinas termelétricas. É uma forma de energia que também polui o meio ambiente, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.

Energia nuclear, também chamada de energia atômica, ocorre a desintegração do núcleo do elemento químico urânio (que possui bastante energia) para gerar a eletricidade. O grande problema desse tipo de energia é que há a produção de um lixo altamente radioativo, que deve ser tratado, transportado e isolado seguindo à risca várias normas de segurança. O contato desse material radioativo com o meio ambiente pode ter consequências desastrosas, podendo causar inúmeras doenças ao ser humano, como o câncer.

Existem países que não possuem fontes de energia limpa suficientes para manter o seu consumo e a sua indústria. 

Além dos países Europeus, dos Estados Unidos  e do Oriente, cito como exemplo a China, que inaugura  de duas a três usinas termoelétricas por semana , todas movidas a carvão mineral poluindo a atmosfera global, hoje existem nesta nação 560 Usinas em construção. 


Como estas nações  estão em pleno desenvolvimento e pretendem crescer , produzindo mais  e mais , pois, enquanto mais rico for a nação, maior o seu poder diante dos outros, produzem energia do tipo suja, poluindo  o globo e não querem frear este crescimento energético. 


Outra grande nação poluente é a Índia. Está aí o tal progresso deste povo, juntas , China e Índia produzem 30% dos gases poluentes.

 Preocupados com a aceleração desta destruição, em 1997 foi feito uma convenção em KYOTO no Japão, conclave para por ordem e frear esta  devastação, pois no ritmo atual , num futuro muito próximo ficará impraticável a vida na terra.

As grandes nações fizeram um pacto em reduzir  suas emissões entre 2008 e 2012 em 5,2% de Gases de Efeito Estufa, em relação ao ano de 1990. Foi criado  O Protocolo de Kyoto. Discutido em 1997, corroborado em 1999 , entrado em vigor a pleno vapor em 2005 após a adesão da Rússia. 

 Foi criado uma tabela com o objetivo de diminuir a emissão destes gases, cada  nação tem direito a  uma cota de emissão destes gases , cada fabrica tem uma meta, aquele que menos poluir, terá crédito de carbono e aquele que extrapolar o seu limite de poluição será multado, agora o que diz o protocolo é que:  Os países poluidores podem recompensar a sua poluição comprando dos não poluidores a sobra dos seus créditos, diminuindo ou zerando a sua multa. Se um pais tem sobra de crédito de carbono , pode vender ao pais que extrapola em  poluição.

Como o Ecossistema ambiental não tem fronteiras,  os gases emitidos poluem o mundo como um todo,  as florestas são os maiores limpadores do universo e limpam o mundo como um todo independente de onde se encontram, então , o povo que possuir mais matas e não produzir energia poluindo o mundo, pode vender todos os seus créditos de carbono aos poluidores.    O Brasil é um destes vendedores, países como a China e Índia são compradores. Enquanto nós estagnamos , eles crescem poluindo e comprando crédito, com esta medida não diminuem as suas industrias e nem as suas produções, desta maneira sempre  extrapolam as suas cotas . 

Colocam-se medidores nas Matas e calcula-se o quanto de credito de carbono tem direito aquele proprietário? não é assim, existe um complexo sistema para saber quem é possuidor deste crédito, o básico é calcular o quanto destes   gases deixaram de serem produzidos por determinado poluidor e credita-lo, este montante que não foi solto na atmosfera pode ser vendido .     Como o mundo é um só ,  o país poluidor compra estes créditos, compensando a sua  alta emissão, assim  não interrompe o seu crescimento e ao mesmo tempo estimula o não crescimento do pais vendedor, esta conduta alimenta o grande e enfraquece o pequeno, como prova maior, vejam  os crescimentos da China e da Índia em relação ao resto do mundo. Eles preferem comprar crédito de carbono dos países que estão estagnados como o Brasil , do que frear a produção de energia suja  poluindo o globo terrestre, existe uma queda de braço entre estas nações emergentes  contra a Europa e os Estados Unidos, eles buscam  a hegemonia do Universo.

Noutro artigo entrarei no viés politico, valor do crédito, suas consequências , correlação em metros cúbicos , toneladas  e como se processam as negociações, este artigo é apenas para atiçar a mente dos leitores e passar  um pouco da problemática do progresso na atualidade . Outra finalidade é mostrar  como é difícil produzir a tão almejada energia, a mais importante commodities  da atualidade, a commodities da hegemonia e do comando do Universo. 

Apenas informo que , para cada tonelada de gás poluente não produzido , o pais tem 01(hum) crédito de carbono que pode ser negociado. Esta negociação inclusive, pode ser através das bolsas de valores .


É a minha explicação, espero a sua opinião. O cara é chato, mas leia por favor.



Miniatura

Cantoria 1 - Saga Da Amazônia (Vital Farias)

de Alfredo Pessoa2 anos atrás 19332 views
Elomar, Vital Farias, Geraldo Azevedo e Xangai - CANTORIA 1 O álbum é uma gravação ao vivo realizada em 1984 e tra